A Bo, empresa britânica de scooters elétricas, revelou seu novo modelo que promete mudar tudo que se espera de veículos urbanos sobre duas rodas. Chamada de Bo Turbo, a scooter passou dos 130 km/h em testes, oferecendo ainda potência de 24 mil watts e aceleração comparável àquela de um Tesla. E a Bo quer ir ainda mais longe — e mais rápido.
- 5 erros que você comete com o câmbio manual e nem sabia
- GM derruba preços do Onix antigo à espera da nova geração
Na verdade, o que a empresa planeja é a marca dos 160 km/h, o suficiente para entrar no Guinness World Records. Para isso, a equipe do projeto conta com engenheiros que passaram pela equipe Williams, de Fórmula 1, e pelo projeto Bloodhound, de velocidade em terra.
Eles conseguiram um protótipo com estrutura de alumínio aeroespacial e peças usinadas em CNC. Ainda, a scooter tem entradas de ar com a tecnologia de refrigeração inspirada na Fórmula 1, controle de tração avançado e bateria de 1.800 Wh.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O resultado de tudo isso é uma relação peso-potência superior à de um Bugatti Veyron, um dos carros mais velozes do mundo, segundo a fabricante.
De acordo com a Bo, a Turbo é “surpreendentemente pilotável” — tanto que Tre Whyte, piloto profissional e com experiência em BMX de alta performance, participou de mais de 20 sessões de testes com o protótipo. Até então, a scooter mostrou estabilidade mesmo em altas velocidades.
Modelo exclusivo e sob encomenda
Com seu desempenho radical, a Bo Turbo será vendida ao público, mas só em tiragem limitada, claro. É que a Bo quer oferecer sua scooter somente sob encomenda, com cada unidade a partir de US$ 29.500 (o equivalente a R$ 164.359 na cotação atual).
Aliás, o primeiro pedido tem destino certo: a entrega inaugural vai ser destinada a um colecionador em Madri, que vai receber o modelo no fim de semana do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, em 2026.
Leia também:
- Jeep joga preços no chão para zerar estoque da linha Commander
- 5 SUVs compactos que mais desvalorizaram após um ano
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.