Alimentos que Causam Inchaço: O que Você Precisa Saber
O inchaço é uma sensação desconfortável e comum que pode ser causada por vários fatores, incluindo a ingestão de certos alimentos. De acordo com Samantha Dieras, diretora dos serviços ambulatoriais do Mount Sinai Hospital, o inchaço ocorre quando há gás excessivo no trato digestivo, o que pode ser causado por supercrescimento bacteriano, síndrome do intestino irritável, ingestão de ar, goma de mascar, alguns medicamentos e certos alimentos.
Embora o inchaço seja normal e geralmente diminua com o tempo, existem maneiras de preveni-lo e fazer com que você se sinta melhor. Aqui estão 8 alimentos que mais causam inchaço:
- Feijões e lentilhas: ricos em fibras, proteínas, ferro e outras vitaminas e nutrientes, mas difíceis de digerir e podem causar síndrome do intestino irritável.
- Brócolis: considerado um alimento FODMAP, pode causar inchaço e é recomendado substituí-lo por outros vegetais como abobrinha, vagem, pimentão, aspargos, berinjela e aipo.
- Couve-de-bruxelas: outro vegetal crucífero que pode causar inchaço e é recomendado substituí-lo por outros vegetais como pepinos, tomates e cenouras.
- Farelo de cereais: rico em fibras, mas pode causar inchaço devido ao seu teor de oligossacarídeos.
- Leite, sorvete e outros laticínios: considerados alimentos ricos em FODMAPs devido ao seu teor de dissacarídeos.
- Frutose: um açúcar presente em algumas frutas favoritas e em adoçantes artificiais, pode causar inchaço.
- Álcoois de açúcar: como o sorbitol, encontrado naturalmente em frutas e em adoçantes artificiais, pode causar inchaço.
- Refrigerante: bebidas gaseificadas podem causar inchaço devido ao dióxido de carbono.
Para evitar o inchaço, é recomendado evitar esses alimentos ou optar por alternativas. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para ajudar a prevenir o inchaço.
Se você sentir pressão ou gases, provavelmente está com inchaço. No entanto, se o inchaço estiver interferindo em suas atividades diárias ou causando muita dor, é importante consultar um médico para obter orientação adequada.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link