7 funções inúteis que entopem o armazenamento do celular Samsung


Os celulares Samsung tem funções que otimizam a experiência com o dispositivo. No entanto, alguns desses recursos se mostram desnecessários e servem somente para entupir o armazenamento interno do smartphone sem o usuário perceber. É o caso, por exemplo, do AR Zone e recursos de realidade aumentada. Outra funcionalidade que ocupa muito espaço interno é a gravação automática de chamadas. Além disso, o Dual Messenger e manter a RAM Plus ativada também entram na lista. A seguir, confira sete funções inúteis que entopem o armazenamento do celular Samsung.
🔎6 funções inúteis que entopem a memória do seu celular sem você perceber
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
7 funções inúteis que entopem o armazenamento do celular Samsung
Rubens Achille/TechTudo
📝Celular abre e fecha aplicativos sozinho: o que pode ser? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
7 funções inúteis que entopem o armazenamento do celular Samsung
Nesta matéria, o TechTudo reuniu sete funções inúteis que entopem o armazenamento do celular Samsung. Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados.
Downloads automáticos do WhatsApp
Arquivos na lixeira
RAM Plus
Duplicação de apps no Dual Messenger
Gravação automática de chamadas
AR Zone e recursos de realidade aumentada
Dados de cache
1. Downloads automáticos do WhatsApp
Um dos maiores vilões do armazenamento nos celulares Samsung é o download automático do WhatsApp. Se você tem muitos contatos ou participa de vários grupos no mensageiro da Meta, é certamente bombardeado diariamente com arquivos de imagem, vídeo e documentos. Com o tempo, esses itens se acumulam na memória interna e acabam prejudicando o desempenho do aparelho.
Para evitar isso, desative o download automático de mídias. No WhatsApp, vá em “Configurações” e clique em “Armazenamento e dados”. Na seção “Baixar mídia automaticamente”, desmarque as opções de download para dados móveis, Wi-Fi e roaming.
Desabilite o download automático de mídias no WhatsApp
Thássius Veloso/TechTudo
2. Arquivos na lixeira
Outro fator que compromete o armazenamento do Samsung são os arquivos esquecidos na lixeira. Na Galeria, fotos e vídeos excluídos são apagados automaticamente após 30 dias. No entanto, se o seu aparelho tiver pouco espaço interno, o ideal é remover esses arquivos antes do prazo. Você também pode apagar conteúdos da lixeira geral do dispositivo, acessando o app Meus Arquivos. Basta abrir a seção de lixeira, selecionar os arquivos desejados e tocar em “Excluir tudo”.
Limpe a lixeira do seu celular Samsung
Reprodução/Diego Cataldo
3. RAM Plus
A RAM Plus é um recurso dos celulares Samsung que utiliza parte do armazenamento interno para simular uma memória RAM virtual, com a intenção de melhorar o desempenho. No entanto, se o aparelho tiver pouco espaço livre, a função pode causar o efeito contrário, provocando travamentos e lentidão. Para verificar o status da RAM Plus, vá em “Configurações” e toque em “Assistência do aparelho” Em seguida, clique em “Memória”. Caso o recurso esteja ativado, toque nele e deslize o botão para desativar.
Desabilite a RAM Plus do Samsung
Reprodução/Diego Cataldo
4. Duplicação de apps no Dual Messenger
Os celulares Samsung tem um recurso de duplicação de app, chamado Dual Messenger. Ao habilitá-lo, o sistema cria uma cópia exata de um aplicativo de mensagens, seja ele o WhatsApp, Telegram, Facebook, Facebook Messenger ou outro. Ao fazer a duplicação, o sistema gera uma “segunda unidade” da ferramenta e mantém todas as pastas, arquivos e cache do software original. Dessa forma, a clonagem de apps pelo Dual Messenger ocupa mais espaço no armazenamento interno do dispositivo.
Recurso Dual Messenger cria cópias de apps de mensagens
Carolina Torres/TechTudo
5. Gravação automática de chamadas
A gravação automática de chamadas é desativada por padrão nos dispositivos Samsung. No entanto, se for ativada, cada chamada gravada será salva na memória interna, e, com o tempo, os arquivos podem ocupar bastante espaço. Para checar o status desse recurso, abra o app Telefone, toque nos três pontinhos no canto superior direito e vá em “Configurações” e clique em “Gravar chamadas”. Se a opção “Gravar chamadas automaticamente” estiver ativada, deslize o botão para a esquerda para desativar.
Gravações de chamadas telefônicas ocupam espaço do armazenamento do Samsung
Mariana Saguias/TechTudo
6. AR Zone e recursos de realidade aumentada
O AR Zone e os recursos de realidade aumentada da Samsung também podem ser vilões do armazenamento. Para proporcionar uma experiência completa ao usuário, essas ferramentas geram diversos dados e arquivos, como imagens, vídeos, modelos 3D e outros. Nesse caso, se você não é fã desse tipo de tecnologia, vale a pena desativar o AR Zone e preservar um espaço de armazenamento interno que pode ser usado para melhorar o desempenho de outros aplicativos mais úteis.
Recursos de realidade aumentada também consomem muito espaço do armazenamento
Mariana Saguias/TechTudo
7. Dados de cache
Embora os dados de cache sejam importantes para otimizar o uso de determinados aplicativos, como agilizar o carregamento, manter o login automático e outras funções, permitir que esses arquivos temporários se acumulem pode causar problemas de desempenho. Por isso, vale a pena reservar um tempo para limpar o cache do seu celular Samsung. Como o aparelho não possui uma ferramenta que realize essa limpeza de forma automática e completa, é necessário fazer o processo manualmente, tanto no navegador quanto nos aplicativos instalados.
Limpe o cache de apps para liberar memória no Samsung
Reprodução/Diego Cataldo
Com informações de Samsung (1, 2 e 3), Community Samsung, Suporte Google e TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos
One UI 8 com Android 16 é anunciada pela Samsung; tudo o que sabemos