O WhatsApp reúne uma série de funções que podem deixar a rotina dos usuários mais prática e segura. Entre elas, está a possibilidade de transcrever mensagens de voz automaticamente, ideal para momentos em que não é possível ouvir um áudio. Também é possível fazer transferências via Pix direto pelo chat, sem precisar abrir o aplicativo do banco. Outro recurso interessante é o escaneamento de documentos com a câmera do celular, que transforma folhas de papel em arquivos digitais, prontos para envio. Nas linhas a seguir, veja como usar essas e outras funcionalidades indispensáveis que estão presentes no app para Android e iPhone (iOS) nativamente.
🔎 Ainda manda ‘bom dia’ no WhatsApp? Veja o que isso revela sobre você
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
7 funções indispensáveis do WhatsApp para começar a usar hoje mesmo
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Como tirar o preenchimento automático de formulários no WhatsApp? Usuários respondem no Fórum TechTudo
7 funções indispensáveis do WhatsApp para começar a usar hoje mesmo
Alguns recursos do WhatsApp não podem passar despercebidos pelos usuários. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria.
Escanear documentos
Fazer Pix
Transcrição de áudio
Fixar mensagens
Enviar áudios de visualização única
Compartilhamento de localização
Colocar senha em conversas
1. Escanear documentos
O WhatsApp permite escanear documentos usando a câmera, sem precisar baixar outros aplicativos. A função transforma qualquer papel em PDF, com boa qualidade e pronto para compartilhamento, substituindo o scanner convencional. Para usar, abra um chat, toque no ícone de “+” no iPhone (ou no “clipe de papel”, no Android) e selecione “Documento”. Em seguida, selecione “Escanear documento” e aponte para a folha. Depois de escanear, você pode ajustar o corte, para as margens serem definidas da forma ideal. Por fim, basta tocar em “Manter Escaneamento”, “Salvar” e fazer o envio para seu contato. Você também pode salvar o arquivo no seu celular.
WhatsApp conta com opção nativa que permite escanear documentos em PDF
Reprodução/Mariana Tralback
2. Fazer Pix
Os usuários do WhatsApp podem fazer transferências via Pix diretamente pelo mensageiro, integração que elimina a necessidade de abrir um app bancário separadamente para fazer pagamentos. O recurso facilita o momento de dividir contas, pagar serviços e enviar dinheiro sem sair de uma conversa. Vale mencionar que o destinatário também deve ter o Pix habilitado na plataforma.
Para fazer o processo, toque no ícone de “+” (ou no clipe de papel, se estiver usando Android). Depois, escolha a opção “Pagamentos”. Se for sua primeira vez, será preciso cadastrar uma conta com chave Pix e criar um PIN. Depois, é só digitar o valor, confirmar os dados do contato e autorizar com sua senha ou biometria. Ao fim do procedimento, uma notificação da transação será mostrada no bate-papo.
Opção de fazer Pix via WhatsApp dispensa a necessidade de abrir apps bancários para realizar transações
Arte/TechTudo
3. Transcrição de áudio
Nativamente, o WhatsApp realiza a conversão de mensagens de voz em texto, dispensando a necessidade de ouvir os áudios recebidos no mensageiro. O recurso pode ser bastante útil caso você esteja em local barulhento. Para ativar a configuração, acesse “Configurações” no WhatsApp (ou toque no ícone de “três pontos”, no Android) e selecione “Conversas”. Depois, vá para “Transcrição de mensagens de voz” e ative a opção “Manualmente”. Assim, quando receber um áudio, bastará tocar em “Transcrever”, abaixo dele, para visualizar o texto em poucos segundos.
Em passos simples, é possível converter áudios recebidos no WhatsApp em texto
Reprodução/Mariana Tralback
4. Fixar mensagens
Mensagens importantes não precisam se perder no meio de uma conversa do WhatsApp. Com o recurso “fixar”, é possível manter um conteúdo sempre visível no topo do chat, como, por exemplo, um endereço, código de acesso ou até mesmo algo que você precisa se lembrar de responder posteriormente. Para isso, toque e segure a mensagem desejada, selecione “Mais” e escolha a opção “Fixar”. Depois, defina um intervalo para o conteúdo ficar no topo, que poderá ser de 24 horas, 7 ou 30 dias. Para desfazer o procedimento, é só tocar na mensagem fixada a qualquer momento e selecionar “Desafixar”.
Ao fixar uma mensagem no WhatsApp, você impede que ela se perca na conversa
Reprodução/Mariana Tralback
5. Enviar áudios de visualização única
Assim como as fotos e vídeos temporários, o WhatsApp também permite enviar áudios que só podem ser ouvidos uma vez. Esse recurso é útil para manter a privacidade acerca de determinados assuntos, impedindo que a mensagem de voz seja encaminhada ou reproduzida novamente em outros momentos. Para usar, toque no microfone e deslize para cima, para gravar em modo “mãos” livres. Em seguida, selecione o ícone de “1” que aparece acima do botão de envio. Depois que o destinatário ouvir, o áudio será apagado automaticamente dos registros.
Ferramenta de visualização única não está disponível somente para fotos e vídeos, podendo ser usada também em áudios enviados no WhatsApp
Reprodução/Mariana Tralback
6. Compartilhamento de localização
Quando você precisa encontrar alguém ou informar onde está, o compartilhamento de localização do WhatsApp é uma opção prática e segura. O mensageiro permite enviar sua localização atual ou em tempo real, atualizada continuamente por um período definido. Para isso, abra uma conversa, toque no “+” (ou clipe de papel) e selecione “Localização”. Escolha entre “Localização atual” ou “Compartilhar localização em tempo real” e defina o tempo de compartilhamento (15 minutos, 1 hora ou 8 horas). O contato poderá acompanhar seu trajeto no próprio chat.
No WhatsApp, é possível compartilhar a localização atual ou em tempo real, que é atualizada continuamente
Reprodução/Mariana Tralback
7. Colocar senha em conversas
Para proteger chats específicos, o WhatsApp permite bloquear conversas com senha, reconhecimento facial ou impressão digital. Isso evita que outras pessoas leiam mensagens privadas, mesmo que tenham acesso ao seu celular. Para ativar, abra o chat desejado, toque no nome do contato ou grupo e vá até “Trancar conversa”. Selecione “Continuar” e configure uma senha, Face ID ou impressão digital, dependendo do modelo do celular. Depois disso, o chat só poderá ser acessado após a autenticação. Todas as conversas bloqueadas ficam reunidas em uma pasta separada, que pode ser acessada na parte superior da tela inicial do app.
Ao trancar uma conversa no WhatsApp, você impede que terceiros acessem as trocas de mensagens
Reprodução/Mariana Tralback
Com informações de TechTudo (1 e 2)
Mais de TechTudo
Veja também: Como fazer Pix no Whatsapp — e evitar calotes!
Como fazer Pix no Whatsapp — e evitar calotes!