Amados por uns e temidos por outros, os filmes de terror passaram por uma revitalização nos últimos anos, aliando o que de mais assustador a história do cinema possui com uma tendência para narrativas mais psicológicas e atmosféricas.
- O Mal que Nos Habita | Por que pode ser um dos melhores filmes de terror de 2024
- A Substância é terror ou comédia? Filme faz escolha controversa para premiação
Não à toa, longas-metragens que exploram o folk horror, o terror social (um dos subgêneros que mais dialogam com nossa época) e o body horror ganharam mais destaque na indústria, ainda que títulos de terror sobrenatural e com demônios, vampiros e serial killers nunca tenham perdido a força e estejam ainda mais ousados.
Filmes de terror da nova geração
Pensando nessa nova linguagem dos filmes de terror e nos longa-metragens que melhor usaram esses elementos a seu favor, o Canaltech montou uma lista de 7 filmes de terror da nova geração que causaram impacto tanto na crítica quanto no público.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A seleção foi restrita apenas a produções lançadas a partir de 2023 para focar realmente nos longa-metragens mais recentes, que têm o espírito da nova geração. Um catálogo bem diverso, mas excelente para quem gosta de boas histórias.
- O Mal que nos Habita (2023)
- A Morte do Demônio: A Ascensão (2023)
- Herege (2024)
- Presença (2024)
- A Substância (2024)
- Pecadores (2025)
- Faça Ela Voltar (2025)
1. O Mal que nos Habita
Filme de terror argentino que fez sucesso em todo o mundo, O Mal que nos Habita é um longa-metragem dirigido por Demian Rugna em 2023. Com uma ideia bastante original de possessão demoníaca – que trata este mal sobrenatural literalmente como uma infecção por contágio – o título deixa os sustos baratos de lado para apostar em uma narrativa apocalíptica com crítica social.
Com 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, O Mal que nos Habita se passa em uma pacata cidade do interior da Argentina, na qual dois irmãos encontram um corpo mutilado em sua propriedade. Ao investigarem o ocorrido, eles descobrem que o morimbundo morreu infectado pelo diabo e, agora está prestes a dar a luz a um demônio real, o que os leva a fugirem com sua família na tentativa de escapar da ameaça.
O Mal que nos Habita pode ser visto na Netflix.
2. A Morte do Demônio: A Ascensão
Por falar em possessões e matança, A Morte do Demônio: A Ascensão é um longa-metragem de terror sobrenatural e slasher também lançado no mesmo ano. Quinto título da saga Evil Dead, mas segundo da franquia a ter uma história independente, o filme é, assim como muitos da nova geração, nada pudico em suas representações, utilizando de muitas cenas gráficas e perturbadoras em uma história de terror urbano.
Dirigido por Lee Cronin, A Morte do Demônio: A Ascensão gira em torno de Beth, uma mulher que após um tempo distante da irmã, decide ir visitá-la em Los Angeles. Durante a estadia, porém, seus sobrinhos têm contato com um livro antigo que desperta uma entidade demoníaca, e que, após possuir o corpo de sua irmã Ellie, passa a aterrorizar a família.
A Morte do Demônio: A Ascensão faz parte do catálogo do Prime Video e da HBO Max.
3. Herege
Estrelado por Hugh Grant, Sophie Thatcher e Chloe East, Herege é um filme de terror psicológico que toca em temas como ideologia e manipulação, antagonizando a ideia de fé e de controle religioso. Escrito e dirigido por Scott Beck e Bryan Woods, o título foi um dos mais falados da A24 nos últimos tempos, sendo destaque em premiações e festivais mundo afora.
Com um suspense que se desenvolve mais no clima do filme do que propriamente em efeitos físicos, Herege conta a história de duas jovens missionárias, que ao adentrarem a casa de um homem aparentemente interessado em ouvi-las, descobrem que caíram em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, elas precisam participar de um jogo que testa sua fé e coragem, mas que é o único caminho para sua liberdade.
Herege está disponível no Prime Video.
4. Presença
Filme da Neon que gastou apenas US$ 2 milhões para ser produzido, Presença é um longa-metragem de suspense sobrenatural dirigido por Steven Soderbergh. Rodado inteiramente em primeira pessoa, mais precisamente na perspectiva de um fantasma que habita uma casa, o título cria uma experiência totalmente imersiva, que gera tensão por deixar clara a impotência do espectador.
Estrelado por Lucy Liu e Chris Sullivan, Presença segue os passos de um casal e de seus dois filhos, quando eles se mudam para uma nova casa após uma perda chocante. Conforme tenta reconstruir suas vidas, a família percebe que há uma entidade invisível na casa que parece confusa e curiosamente interessada em seu dia a dia. Uma Presença que os observa a todo momento, inclusive quando estranhos eventos começam a ocorrer.
Presença pode ser assistido no Prime Video.
5. A Substância
Possivelmente a produção de terror mais falada dos últimos anos, A Substância é um longa de horror corporal escrito e dirigido por Coralie Fargeat. Estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley, o título fala especialmente sobre envelhecimento e as pressões sociais que existem sobre o corpo feminino, utilizando de muitos efeitos práticos, sangue e maquiagens com próteses para tornar essa ideia ainda mais aterradora.
Indicado a cinco categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, A Substância segue os passos de Elisabeth Sparkle, uma celebridade demitida do seu programa fitness da TV, no dia do seu aniversário de 50 anos. Com medo de que esteja “velha” para a indústria, Elisabeth decide então experimentar uma droga do mercado negro, que promete produzir uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma.
A Substância está disponível na MUBI.
6. Pecadores
Um dos títulos mais comentados de 2025, Pecadores é um filme de terror e suspense estrelado por Michael B. Jordan, na pele de dois irmãos gêmeos vivendo em 1932. Uma produção de Ryan Coogler, que faz aqui sua quinta dobradinha com o ator, o longa está intrinsecamente ligado à história dos Estados Unidos, tratando de assuntos que ressoam até os dias de hoje como racismo estrutural e legado histórico.
Sucesso de bilheteria que arrecadou mais de US$ 350 milhões mundialmente, Pecadores gira em torno de Smoke e Stack, irmãos que, em busca de apagar seu passado conturbado, voltam para sua cidade natal no Mississipi. Ao tentarem recomeçar suas vidas, porém, eles se veem sendo perseguidos por demônios aterradores, que buscam tomar conta de toda a cidade, obrigando-os a lutarem por suas vidas.
Pecadores faz parte do catálogo da HBO Max.
7. Faça Ela Voltar
Lançado em maio nos Estados Unidos, Faça Ela Voltar é um longa-metragem australiano de terror psicológico sobrenatural dirigido pelos irmãos Danny e Michael Philippou, cineastas famosos pelo filme Fale Comigo (2022). Produção da A24, o título fala bastante sobre luto e dor, e traz uma história perturbadora que envolve rituais ocultistas e imagens visualmente chocantes.
Com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, Faça Ela Voltar gira em torno de dois meio-irmãos, que após encontrarem o pai morto no banheiro passam a viver em um lar adotivo. O problema é que sua nova guardiã tem um jeito excêntrico que conquista a irmã cega caçula, mas que deixa o primogênito um tanto quanto desconfiado. Uma suspeita que ganha ainda mais força quando a presença de uma outra criança na casa revela-se estar ligada a um ritual aterrorizante.
Faça Ela Voltar estreia em 21 de agosto de 2025 nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- Pecadores vira hit mundial e faz história entre filmes de vampiro
- 12 filmes de terror que estreiam no segundo semestre de 2025
- 6 filmes de terror na Netflix que ainda tiram o sono de muita gente
Leia a matéria no Canaltech.