7 eletrônicos que foram sucesso e todo mundo sente saudade


Com o avanço da tecnologia ao longo do tempo, é normal que os aparelhos evoluam, ganhem mais funções e muitos acabam caindo em desuso. Dispositivos como o Discman, iPod, MP3 e, até mesmo, a câmera digital, foram sendo substituídos com o passar dos anos – especialmente após a popularização dos smartphones, que conseguem realizar muitas funcionalidades em um só dispositivo.
Em alguns casos, os smartphones executam essas funções com mais eficiência, como ao reproduzir músicas de diversos serviços de streaming online e tirar fotos com mais qualidade que as antigas câmeras digitais. Ainda assim é verdade que muitos usuários lembram com carinho (e nostalgia) dos aparelhos que foram seus “primeiros contatos” com a tecnologia. Para te relembrar dos velhos tempos, o TechTudo preparou uma lista com sete eletrônicos que fizeram sucesso no passado e hoje deixam saudades. Confira.
🔎 Relíquias tech: essas 6 peças de computador ‘sumiram’ e você nem percebeu
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Game Boy foi sucesso no final da década de 80
Reprodução
📝 PC ou notebook? Opine no Fórum do TechTudo
No índice a seguir, confira todos os aparelhos citados nesta lista, que é pura nostalgia:
Câmera digital
Discman
MP3
iPod
Tamagotchi
Pager
Game Boy
1. Câmera digital
Muito popular na década de 2000, as câmeras digitais foram uma grande novidade e viveram bons anos de glória. Elas representavam uma evolução em relação às câmeras de filme que, por culpa da necessidade de revelar das imagens, demorava mais tempo até que as fotos ficassem disponíveis para o usuário – além do alto custo dos rolos de filme e da quantidade limitada de “poses”. Em contrapartida, os modelos digitais dependiam apenas dos cartões de memória para armazenar as fotos e, as imagens ruins, poderiam ser excluídas antes de serem impressas.
Câmeras digitais menores, como as famosas Cybershot, se tornaram populares pela sua praticidade e facilidade de transporte, além do design interessante com cores diferentes. No entanto, a popularização dos smartphones com boa qualidade de câmera causou a redução massiva das máquinas digitais. Atualmente, elas voltaram a terem um pico de popularidade entre as gerações mais novas – que demonstram interesse nas características da imagem “vintage” gerada por câmeras como a Cybershot. É como se os filtros do Instagram estivessem dentro dos aparelhos.
Câmeras digitais retornaram entre a população mais jovem
Peng Originals/Unsplash
2. Discman
O Discman foi o primeiro aparelho popular para ouvir música em qualquer lugar, com a sua versão de estreia produzida pela Sony. O Discman era um tocador de CDs portátil, com entrada para fone de ouvido, que permitia ao usuário escutar suas músicas favoritas quando não estivesse em casa. Ele foi um sucesso de vendas entre o final dos anos 80 e início dos anos 90 e era uma evolução direta do Walkman – aparelho utilizado para tocar fitas cassete de forma portátil.
Sua popularidade caiu com o avanço da tecnologia e a chegada de aparelhos mais portáteis, como MP3 e iPod. Por ser um tocador de CDs, ele era consideravelmente maior do que os novos dispositivos, além de depender da mídia física para funcionar. Os aparelhos seguintes já dependiam apenas das mídias digitais.
Discman foi um sucessor do Walkman nos anos 90
Creative Commons/Flickr/Robert Leverington
3. MP3
O MP3 também foi um dispositivo muito popular no início dos anos 2000. Eles representavam uma grande evolução aos outros aparelhos para ouvir música de forma portátil, como o Discman e o Walkman. Como o próprio nome sugere, era compatível com o formato MP3 de áudio, que são arquivos digitais menores do que outros codecs, tornando possível adicionar uma alta quantidade de músicas ao pequeno aparelho – sem uma perda notável de qualidade. Para escutar as músicas, bastava baixá-las da internet, adicioná-las à memória do MP3 e conectar o fone de ouvido.
Entretanto, assim como a câmera digital, o MP3 foi perdendo espaço pelo aumento da popularidade e das funcionalidade dos smartphones. Atualmente, os celulares permitem ao usuário ouvir músicas através de várias plataformas de streaming e com qualidade ainda mais alta do que o MP3.
Aparelhos de MP3 também foram substituídos pelos celulares
Reprodução/Unsplash/Oleg Sergeichik
4. iPod
O iPod foi mais um dispositivo projetado para ouvir música de forma digital, muito popular na década de 2000. Desenvolvido pela Apple, o modelo foi produzido para concorrer com os aparelhos de MP3 da época, oferecendo interface e experiência de usuário diferenciadas – prática comum nos produtos desenvolvidos pela marca da maçã.
O iPod sofreu do mesmo “mal” que os aparelhos MP3: os smartphones assumiram o posto de principal dispositivo para ouvir música. A Apple até chegou a lançar o iPod Touch, versão com acesso à internet e aplicativos, mas não foi o suficiente para fazer o aparelho renascer no mercado atual da tecnologia. O formato chegou ao fim no ano de 2022, depois de 20 anos de história. Durante o período, foram produzidos o iPod Mini, iPod Nano, iPod Shuffle e o iPod Touch.
iPod touch foi uma tentativa da Apple de ressucitar o reprodutor de música
Divulgação/Apple
5. Tamagotchi
O Tamagotchi foi um jogo portátil de muito sucesso entre os anos 90 e 2000, lançado primeiro no Japão, pela Bandai Namco- famosa desenvolvedora de vídeogames. Ele consistia em um aparelho que possuia um bichinho de estimação portátil, que o usuário tinha que cuidar como se fosse, de fato, um pet: necessitando de atenção e cuidados como limpeza e alimentação.
Como os smartphones têm uma vasta variedade de jogos e aplicativos, além de uma maior complexidade nos consoles portáteis, o Tamagotchi foi perdendo espaço no mercado de jogos. Aplicativos que tinham funções parecidas, como o famoso “Pou”, acabaram tomando o espaço do Tamagotchi, especialmente por estarem disponíveis nos celulares iOS e Android.
Entretanto, o pet virtual japonês teve um ressurgimento poucos anos atrás (com funcionamento renovado). Em 2018, a Bandai lançou uma versão para Android chamada “My Tamagotchi Forever”, que é ainda mais completa do que os jogos lançados no final dos anos 90 e até hoje recebe atualizações na Google Play Store. Já em versões físicas, a empresa lançou um novo modelo em 2024.
Tamagotchi ganhou até aplicativo para Android
Divulgação/Bandai
6. Pager
O pager era um instrumento de comunicação bastante diferente se comparado com os dispositivos que existem hoje em dia. No Brasil, a principal marca a fabricar esses aparelhos era a Motorola, e a função consistia em receber e enviar mensagens curtas, normalmente por textos, bipes sonoros e vibração. Cada dispositivo tinha seu código único de rádio frequência, o que tornava possível a identificação do destinatário da mensagem (como se fosse um número de telefone).
O pager era popular na década de 80 e foi caindo em desuso com a facilitação do acesso à telefonia no Brasil. Por ser um dispositivo apenas para a comunicação simples e rápida, o pager não tinha muita função para quem queria um aparelho de comunicação complexa. Além disso, no Brasil, era necessário ligar para uma central de atendimento, informar o número do pager e ditar a mensagem — fazendo o processo ser longo e trabalhoso.
Pager da Motorola vendido no Brasil na década de 90
Reprodução/Wikimedia/André Pinto de Souza
7. Game Boy
O Game Boy foi um dos vídeogames portáteis de maior sucesso do planeta, com mais de 118 milhões de unidades vendidas. Produzido pela Nintendo, o Game Boy teve seu lançamento em 1989 e foi um dos pioneiros no mercado de console portáteis. Seus jogos eram de uma complexidade extremamente menor do que os consoles de mesa da época, como o Super Nintendo, oferecendo games em apenas 8-bits, enquanto a versão padrão sequer conseguia exibir imagens colorida
O Game Boy ainda chegou a ter algumas revisões, como o Game Boy Advance e o Game Boy Color. Apesar disso, o avanço da tecnologia deixou o portátil obsoleto, e aparelhos como Nintendo DS e PSP tomaram o posto de vídeogame de bolso favorito dos consumidores. Atualmente, a Nintendo mantém um foco maior nos consoles portáteis, com o Nintendo Switch 2 sendo a principal linha da fabricante japonesa.
O Game Boy Advance foi o sucessor do Game Boy
Divulgação/Nintendo
Veja também: assista ao vídeo abaixo e conheça um truque mega secreto para ler mensagens apagadas do WhatsApp
Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!
Leia também