A operadora de telecomunicações China Mobile realizou um novo teste com sua rede 6G, que pode baixar um arquivo de 50 GB em apenas 1,4 segundo. Esse marco foi alcançado em uma demonstração realizada com a primeira rede de teste 6G em pequena escala do mundo.
- Quando o 6G chega ao Brasil? Saiba o que esperar da nova geração de redes móveis
- Como melhorar o sinal do celular | 4 dicas
Durante o teste, a conexão atingiu uma velocidade de 280 Gbps, o que representa 14 vezes a largura de banda teórica máxima do 5G.
Essa taxa supera até mesmo as velocidades das conexões por cabo. O resultado é equivalente a baixar um filme em 4K Blu-ray de duas horas a cada dois segundos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A operadora informou que instalou 10 locais dedicados a pesquisas sobre a tecnologia, que deve receber melhorias extras ao longo dos próximos anos.
Investimento em 6G cresce
Em fevereiro do ano passado, a China Mobile lançou o primeiro satélite capaz de transmitir dados em velocidades dessa magnitude. Ele opera a uma altitude de 500 quilômetros, o que permite aumentar as taxas de transferência.
Para efeito de comparação, satélites posicionados a 36.000 quilômetros de altitude não conseguem oferecer a mesma performance.
A operadora estatal já sinalizou que investiu 39,1 bilhões de yuan (cerca de R$ 30 bilhões em conversão direta) no seu setor de pesquisa e desenvolvimento.
Além dos esforços da China, empresas dos EUA também estão realizando testes para garantir o funcionamento correto do padrão 6G. Além das altas velocidades de transferência, a tecnologia também deve contar com latência extremamente baixa e maior capacidade de conexão simultânea.
Pesquisadores estimam que a conectividade 6G poderá ter lançamento oficial no ano de 2030. Contudo, as primeiras iniciativas de implantação devem ser iniciadas já em 2028.
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já sinalizou que deve fazer o leilão das faixas de conectividade em 2026. Contudo, a implementação do 6G pode ocorrer apenas em 2032.
Leia mais no Canaltech:
- Qual é a diferença entre GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou?
- Brasil se prepara para criar “GPS nacional”
- Japão bate recorde mundial com internet de 1,02 petabits por segundo
Bluetooth com alcance de 10 km? Saiba como isso é possível:
Leia a matéria no Canaltech.