6 funções inúteis que destroem a bateria do celular Motorola


Os celulares da Motorola oferecem funções que otimizam a experiência do usuário com o dispositivo. No entanto, alguns desses recursos são pouco úteis e só servem para comprometer o desempenho da bateria. É o caso da vibração e do feedback tátil, que consomem muita energia para fazer o teclado vibrar durante a digitação. Outro exemplo é a funcionalidade “Levantar para ativar”, que acende a tela do smartphone sempre que ele é levantado. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma matéria com seis funções inúteis que destroem a bateria do celular Motorola. Confira.
🔎 6 funções inúteis que enchem a memória do seu celular Motorola
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
6 funções inúteis que destroem a bateria do celular Motorola
Letícia Rosa/TechTudo
📝 Google Fotos cheio, o que fazer? Participe no Fórum do TechTudo
6 funções inúteis que destroem a bateria do celular Motorola
O TechTudo reuniu nesta matéria seis funções inúteis que destroem a bateria do celular Motorola. No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados.
Ativação da tela
Vibração e feedback tátil
Apps em segundo plano
Envio de dados para o Motorola/Google
Tempo limite de tela alto
Atualizações em segundo plano
1. Ativação da tela
A ativação da tela por meio da função “Levantar para ativar” tem seus prós e contras. Pelo lado negativo, a funcionalidade consome bastante bateria, já que, ao simplesmente pegar e levantar o telefone, a tela é imediatamente acesa. Por mais prático que seja para visualizar notificações e alertas, ligar a tela diversas vezes ao longo do dia prejudica a autonomia da bateria.
Caso o recurso esteja habilitado no seu Motorola e você queira economizar energia, vá em “Configurações”, toque em “Tela” e abra o menu “Avançado”. Role a tela até encontrar a função “Levantar para ativar” e mova o botão para desativar.
Desative o recurso “Levantar para ativar” e economize bateria no Motorola
Thássius Veloso/TechTudo
2. Vibração e feedback tátil
Outra função que consome muita bateria do Motorola é a vibração e o feedback tátil do teclado. Para o telefone emitir as vibrações ao digitar ou pressionar um ícone, ele precisa ativar diversos sensores que executam essa ação, e, para que eles funcionem, a bateria é muito exigida. Para desativar, vá em “Configurações”, toque em “Som e vibração” e selecione a opção “Vibração e retorno tátil”. Na seção “Retorno tátil interativo”, desative a opção “Feedback tátil”.
Vibração e feedback tátil do teclado destroem a bateria do Motorola
Letícia Rosa/TechTudo
3. Apps em segundo plano
Os aplicativos ativos em segundo plano são, de longe, os maiores vilões da bateria dos celulares Motorola. Para se manterem atualizados e enviarem notificações em tempo real, esses apps, especialmente os de redes sociais e e-mail, permanecem ativos continuamente, mesmo quando não estão abertos na tela. No entanto, é possível limitar essa atividade acessando as “Configurações” do smartphone. Depois, toque em “Assistência do aparelho e bateria” e clique em “Limites de uso em segundo plano”. Por fim, habilite a opção “Suspender aplicativos não usados”.
Atividade de apps em segundo plano consome muita bateria do Motorola
Gisele Barros/TechTudo
4. Envio de dados para a Motorola/Google
O envio de dados para a Motorola/Google é uma função opcional que atua como uma espécie de feedback voluntário sobre o funcionamento do aparelho. No entanto, para coletar e compilar informações como nível de bateria e frequência de uso de apps, o dispositivo trabalha em segundo plano, consumindo muita energia. Por isso, vale a pena desativar esse envio para poupar bateria. Para fazer isso, vá em “Configurações” e clique em “Google”. Em seguida, toque em “Mais” e depois em “Uso e diagnósticos”. Por fim, desative a opção “Uso e diagnósticos”.
Desabilite o envio de dados para a Motorola/Google
Letícia Rosa/TechTudo
5. Tempo limite de tela alto
Exceto em casos em que é necessário ler ou visualizar algo por um longo período no display do Motorola, não há motivo para deixar o tempo limite da tela alto, principalmente se o nível de brilho também estiver elevado. Manter a tela ligada por muito tempo consome muita bateria sem que você perceba. Por isso, o recomendado é configurar o tempo limite para desligar a tela após 15 segundos ou 1 minuto de inatividade. Para fazer esse ajuste, vá em “Configurações”, toque em “Tela”, em seguida toque na seção “Tempo limite de tela” e defina o período desejado.
Reduza o tempo limite de tela ativa no Motorola para 1 minuto
Letícia Rosa/TechTudo
6. Atualizações em segundo plano
Embora sejam essenciais para manter os apps e o sistema atualizados, as atualizações em segundo plano também podem afetar o desempenho do Motorola, especialmente o consumo de bateria. Para os updates ocorrerem, o smartphone permanece ativo constantemente, buscando, recebendo e baixando atualizações. Se você quer economizar energia, o ideal é limitar essa função somente para os aplicativos que são realmente importantes, como e-mail, mensageiros, redes sociais e outros, e desabilitá-la para apps menos relevantes no seu dia a dia.
Limite as atualizações em segundo plano no Motorola
Thássius Veloso/TechTudo
Com informações de Motorola, E Box Brasil e TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça
Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça