No auge do Snapchat, há 10 anos, os filtros e dublagens eram uma verdadeira sensação. Fotos com efeitos de filhote de cachorro e vomitando arco-íris inundaram as redes sociais de famosos e anônimos. No entanto, esses hábitos que bombavam na Internet acabaram envelhecendo mal e, atualmente, geram vergonha alheia nos usuários que souberam aproveitar os dias de glória do app de mensagens instantâneas. Além disso, as postagens antigas causam estranheza e até são motivo de ridicularização das gerações Z e Alpha. Relembre, a seguir, 6 coisas que provavelmente você já fez no auge do Snap, mas que atualmente causam vergonha.
🔎Ainda manda ‘bom dia’ no WhatsApp? Veja o que isso revela sobre você
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
6 coisas que você fazia no Snapchat e hoje causam vergonha alheia
Arte/TechTudo
📝 Não consigo visualizar novos posts no Instagram: o que fazer? Usuários respondem no Fórum TechTudo
6 coisas que você fazia no Snapchat e hoje causam vergonha alheia
O auge do Snapchat no Brasil ainda rende muitos memes entre usuários que aproveitaram o app. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria.
Selfies com filtros de arco-íris
Fotos com filtros de cachorro
Gravar vídeos dublando músicas
Criar Bitmoji
Mostrar o Snapscore de outra pessoa
Usar filtros pesados de maquiagem
1. Selfies com filtros de arco-íris
Um dos filtros mais populares do Snapchat foi o de arco-íris. Nele, os usuários “vomitavam” uma longa faixa de arco-íris multicolorido. Além disso, o filtro gerava um efeito de olhos grandes e bochechas coradas. Na época de seu lançamento, em 2015, foi uma verdadeira febre, até que a rede social o removeu, causando indignação das pessoas, que exigiram a sua volta. Depois de um tempo, o app atendeu aos pedidos do público e tornou a função disponível novamente. No entanto, os usuários não esperavam por mais uma decepção: um pouco depois, a plataforma começaria a vender os recursos de filtros.
Filtro de vômito de arco-íris do Snapchat
Arte/TechTudo
2. Fotos com filtros de cachorro
Não tem como falar de filtros do Snapchat sem mencionar o mais famoso de todos: o de carinha de cachorro. O recurso foi uma verdadeira febre entre anônimos e famosos como Kylie Jenner, Kim Kardashian, Ariana Grande, Justin Bieber, entre outros. O sucesso foi tanto que rompeu as barreiras do Snap e as fotos foram parar em outras redes sociais, como o Instagram. A explicação da tendência vai para além do fascínio das pessoas por filhotes, pois também se trata de uma questão de estética. Os usuários se sentiam mais bonitos ao usarem o filtro, que disfarçava olheiras, afinava o rosto e refinava a pele.
Famosos usando filtro de cachorro do Snapchat
Reprodução/Capricho
3. Gravar vídeos dublando músicas
Não é de hoje que as pessoas usam áudios virais para dublar nas redes sociais. Quando o app bombou no Brasil, era comum se deparar com vídeos de dublagens de música. Hoje em dia, isso é um dos motivos de vergonha de quem, na época, era adolescente e se divertia com a funcionalidade. Basta dar uma volta no X (antigo Twitter) para saber como as pessoas se sentem ao assistir à mídia arquivada da rede social amarelinha.
Initial plugin text
4. Criar Bitmoji
Os bitmojis eram avatares que os usuários do Snapchat criavam de si. A funcionalidade era parecida com a do WhatsApp, que possibilita criar figurinhas do usuário para mandar em mensagens diretas. Além de editar os traços físicos, escolhendo formato de rosto, olhos, entre outros, era possível personalizar o visual do seu bitmoji, escolhendo roupas e artigos como chapéu. A imagem também podia ser adicionado ao Snapcode, QR codes de compartilhamento de perfil.
Bitmoji permite escolher peças de roupa separadamente para usar avatar no Snapchat
Rodrigo Fernandes/TechTudo
5. Mostrar o Snapscore de outra pessoa
O Snapscore, como o nome indica, se baseia no conceito de score. É uma pontuação que depende do quanto o usuário interage no app. Toda vez que se envia ou recebe um snap, essa pontuação aumenta. O mesmo acontece com outras interações, como quantos stories são postados, pessoas adicionadas e a frequência de uso do aplicativo.
No entanto, alguns usuários acabavam usando isso como um “termômetro” de que estavam sendo ignorados e postavam o Snapscore de outras pessoas como prova disso. Vale dizer que o score do Snap não valia para mensagens de textos trocadas, mas o pensamento seguia o seguinte raciocínio: “se a pontuação está subindo é porque fulano(a) está online e interagindo com outras pessoas, então não me responde porque não quer”.
Pontuação visível do Snapscore
Reprodução/Business Insider (Ron Lyons Jr)
6. Usar filtros pesados de maquiagem
Se hoje em dia o que faz sucesso entre as gerações mais novas, como a Gen Z, são as estéticas mais “básicas e limpas” (clean girl), prezando pela naturalidade e pouca maquiagem, em 2015/2016 não era bem assim. As pessoas não se importavam em disfarçar o uso de filtros nem se esforçavam para não parecerem artificiais, era tudo muito bem marcado e exagerado: blush, contorno, cílios e batom. Sem contar que também tinham os filtros de makes mais carnavalescas e de Halloween.
Filtros de maquiagem de Halloween do Snapchat
Reprodução/Camila Peres
Com informações de TechTudo, Snapchat e The Acronym
Mais do TechTudo
Veja também: Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT
Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT