Séries canceladas por seus canais de televisão ou plataformas de streaming, mesmo possuindo uma base de fãs fiéis, não são uma novidade na indústria, especialmente quando elas não atingem a audiência esperada ou conseguem justificar os gastos com sua produção.
Há, no entanto, um seleto grupo de seriados que conseguiram reverter esse status graças à pressão do próprio público, que fez uma campanha tão poderosa e sonora juntos às emissoras e executivos da obra, que conseguiu com que os shows voltassem ao ar.
Séries resgatadas do cancelamento por pressão dos fãs
Pensando nisso e em algumas produções que devem muito de sua longevidade aos seus admiradores, o Canaltech montou uma lista de 5 séries que voltaram do cancelamento graças à pressão dos fãs.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os títulos estão ordenados conforme seu ano de lançamento e são a prova da importância do envolvimento do público com uma produção.
- Arrested Development (2003)
- Friday Night Lights (2006)
- Brooklyn Nine-Nine (2013)
- The Expanse (2015)
- Lúcifer (2016)
1. Arrested Development
Arrested Development, sitcom sobre uma família disfuncional do ramo imobiliário que precisa se reinventar quando seu patriarca é preso, foi lançada pela Fox em 2003, instantaneamente chamando a atenção da crítica.
Apesar do sucesso, que rendeu seis estatuetas do Emmy e um Globo de Ouro à produção, a série não teve a audiência esperada, sendo cancelada logo após a sua segunda temporada. Uma decisão que causou choque no público, que em protesto enviou cartas e bananas falsas aos seus produtores, além de criar o site SaveOurBluths.com.
Como resposta, a Fox deu uma nova chance para a sitcom, renovando-a por mais uma única season. Uma decisão que poderia significar o fim de Arrested Development não fosse pela Netflix que, de olho no potencial que havia na produção e em seu público saudoso, depois de alguns anos resgatou mais uma vez o show, produzindo uma quarta temporada em 2013 e uma quinta em 2018.
2. Friday Night Lights
Mais uma série muito elogiada pela crítica, Friday Night Lights é um drama esportivo baseado em um romance de H.G. Bissinger. Centrado em um time de futebol americano do Ensino Médio da pequena cidade de Dillon, Texas, o show teve duas temporadas bastante memoráveis na NBC, mas que sofreram em termos de audiência e fizeram com que a emissora considerasse cancelá-lo.
A simples possibilidade disso acontecer acendeu um alerta entre seus fãs fiéis, que em resposta enviaram à emissora mini bolas de futebol americano, colírios e lâmpadas com a inscrição “luzes acesas” (em referência ao nome do show). Um protesto que levou à NBC a fechar um acordo com a empresa DirecTV, dando sobrevida a Friday Night Lights e fazendo com que o título ganhasse ainda mais três temporadas.
3. Brooklyn Nine-Nine
Muita gente não sabe, mas Brooklyn Nine-Nine é outra produção que escapou do cancelamento graças aos seus fãs. A sitcom da Fox sobre detetives do Departamento de Polícia da Cidade de Nova York que estão se adaptando ao ritmo de trabalho com seu novo comandante foi cancelada pela empresa em 2019, após cinco temporadas no ar.
Em luto, os fãs foram às redes sociais reclamar sobre o ocorrido, sendo apoiados por celebridades como Lin-Manuel Miranda, Mark Hamill, Guillermo del Toro e Sean Astin, admiradores do programa que também demonstraram consternação.
A NBC, de olho na comoção nas redes sociais, não perdeu tempo e, em 24 horas, adquiriu o título da Fox, resgatando-o para mais uma temporada. A decisão deu tão certo que, além de uma sexta temporada em 2019, Brooklyn Nine-Nine ainda teve fôlego para uma sétima season em 2020 e uma oitava e última em 2021.
4. The Expanse
Quem também se livrou de acabar sem final graças a insistência do público foi The Expanse, série de ficção científica baseada nos livros de mesmo nome de James S. A. Corey. Ambientada em um futuro onde a humanidade colonizou o Sistema Solar e no qual acompanhamos uma tripulação enfrentando uma conspiração que pode ameaçar a sua frágil paz, a série quase acabou depois da terceira temporada.
Na época, mesmo aclamada pela crítica – sendo vencedora de um prêmio Hugo e somando três indicações ao Saturn Awards – The Expanse foi cancelada pelo Syfy devido aos seus baixos números de audiência. Uma decisão que levou seus fãs a irem às redes sociais reclamar, sendo apoiados por celebridades como George R. Martin e Patton Oswalt, e alugar um avião para sobrevoar os estúdios da Amazon com uma faixa #SavetheExpanse.
A ação impactou a CEO da empresa, Jennifer Salke, e o Prime Video resgatou o show, que ganhou nada menos do que mais três temporadas no serviço de streaming.
5. Lucifer
Baseada no personagem de mesmo nome da DC Comics, Lucifer ganhou um público extremamente fiel durante as três temporadas em que esteve na Fox, nas quais mostrou os passos do diabo quando ele decide abandonar o Inferno e, contras todas as expectativas, ir para o mundo dos vivos a fim de administrar uma boate em Los Angeles.
Mesmo com toda a aclamação, porém, a série não resistiu ao corte da emissora e foi cancelada em 2018. Uma decisão que levou seus admiradores a iniciarem uma campanha com a hashtag #SalveLucifer nas redes sociais, entrando para o Trending Topics do Twitter e chamando a atenção da Netflix.
De olho na repercussão e clamor dos fãs, a plataforma de streaming decidiu reviver o show, e lançou nada menos do que mais três temporadas de Lucifer, todas muito bem recebidas pelos assinantes do serviço.
Leia também:
- Malcolm: revival da série com Bryan Cranston e Frankie Muniz ganha detalhes
- 10 reboots e revivals dos anos 1990 que você precisa assistir
- 7 séries sci-fi na Netflix para quem ama tecnologia e futuro
Leia a matéria no Canaltech.