5 séries que perderam a mão após a primeira temporada

Não é tão raro assim encontrar séries que tiveram uma primeira temporada marcante, mas que conforme fizeram sucesso e atraíram uma quantidade maior de fãs, não conseguiram sustentar as temporadas que vieram depois.

Quase sempre com histórias fechadas, que muitas vezes foram pensadas como minisséries, mas acabaram sendo “obrigadas” a continuar devido aos seus bons números de audiência, essas produções tiveram muita dificuldade para desenvolverem mais de sua história e manterem a qualidade que apresentaram em seus episódios iniciais.

Pensando nisso e em alguns dos exemplos mais clássicos dessa seara, o Canaltech montou uma lista de 5 séries que perderam a mão após a primeira temporada e que, definitivamente, deveriam ter parado por lá ao invés de embarcarem em uma próxima season. Confira!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Heroes (2006 – 2010)
  2. Westworld (2016 – 2022)
  3. Round 6 (2021 – 2025)
  4. Killing Eve (2018 – 2022)
  5. Riverdale (2017 – 2023)

1. Heroes

Uma das primeiras séries sobre super-heróis a estourar a bolha e mostrar um lado um tanto quanto diferente dessas figuras, Heroes é uma produção de drama lançada em 2006. Criada por Tim Kring para a NBC, a obra foi um tremendo sucesso em sua primeira temporada, ganhando oito indicações ao Emmy (incluindo Melhor Série de Drama) e uma enorme audiência.

Pensada para ter uma estrutura de quadrinho, de maneira com que cada temporada representasse um volume de uma HQ, Heroes se perdeu totalmente depois do primeiro ano, muito prejudicada pela perda de foco em tramas paralelas e pela greve dos roteiristas de 2007, que afetou drasticamente suas gravações.

Estrelada por nomes como Hayden Panettiere (Pânico 6) e Milo Ventimiglia (Gilmore Girls), Heroes conta a história de um grupo de pessoas comuns, que descobrem ter habilidades sobre-humanas como voar, mover objetos com a mente e controlar o tempo. Mesmo em lugares diferentes do mundo, eles se veem conectados por seus poderes e passam a usá-los para proteger o planeta.

Atualmente, as quatro temporadas de Heroes não estão disponíveis em nenhuma plataforma de streaming. Em 2015, o seriado deu origem a uma minissérie spin-off chamada Heróis: O Renascimento, e, segundo o Deadline, atualmente se prepara para um revival chamado Heroes: Eclipsed.

2. Westworld

Uma das séries que prometia entrar para o seleto grupo de obras primas da HBO, Westworld é uma produção de drama e ficção científica distópica lançada pelo canal de TV a cabo em 2016. Criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy com base no filme homônimo de 1973, a série foi nada menos do que a primeira temporada mais assistida de qualquer série original da HBO até The Last of Us estrear em 2023.

Sem medo de explorar temas filosóficos e intrincados, e apostar em uma narrativa complexa, que não nivelava por baixo a inteligência do telespectador, Westworld conquistou fãs de todo o mundo em seus primeiros episódios, cheios de reviravoltas e pontos de vista. Com a renovação da série, no entanto, as temporadas não conseguiram ter o mesmo brilhantismo da primeira, e passaram a ficar cada vez mais confusas e redundantes.

Vencedora de 9 prêmios Emmy, incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Thandiwe Newton, Westworld se passa em um parque temático do futuro, que emula o Velho Oeste, e no qual ricos podem fazer o que quiserem com os andróides que ali moram e acreditam serem de fato seres humanos. Um cenário que muda, porém, quando uma atualização do sistema permite que algumas máquinas recuperem suas memórias e tornem-se sencientes.

Retirada do catálogo da HBO Max e atualmente não disponível em nenhuma plataforma de streaming, Westworld teve ao todo 4 temporadas.

3. Round 6

Série cuja primeira temporada foi a mais vista até hoje da história da Netflix, Round 6 é uma produção sul-coreana distópica e de suspense criada, escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk. Fenômeno em todo o mundo, que entrou para a cultura pop, o show ficou famoso por apresentar uma história completamente eletrizante e chocante, que serve como alegoria para o capitalismo e as disparidades de classes na Coreia do Sul.

Estrelada por Lee Jung-jae, Round 6 conseguiu quebrar as barreiras do idioma com seus primeiros episódios, ganhando seis estatuetas do Emmy e um Globo de Ouro. O show que tem uma trama fechada na primeira season, acabou sendo, no entanto, renovado para mais duas temporadas pela Netflix, que não conseguiu manter nem a mesma qualidade e nem a mesma audiência anteriores.

Responsável ainda por um reality show chamado Round 6: O Desafio, Round 6 gira em torno de Seong Gi-hun, um pai divorciado, afundado em dívidas, que vê a chance de mudar de vida quando é convidado para participar de um competição valendo um prêmio milionário em dinheiro. Ao chegar no local, porém, Seong Gi-hun descobre que está competindo com outros 455 jogadores, em provas que simulam brincadeiras infantis sul-coreanas e que são mortais para quem perde.

As três temporadas de Round 6 fazem parte do catálogo da Netflix.

4. Killing Eve: Dupla Obsessão

Série britânica de suspense e espionagem, Killing Eve: Dupla Obsessão é uma produção da BBC America e BBC Three estrelada pelas atrizes Sandra Oh (Grey’s Anatomy) e Jodie Comer (O ùltimo Duelo). Baseada em uma trama de obsessão mútua que vai ganhando contornos cada vez mais ousados, a série quebrou recordes semanais de aumento de audiência, conquistando enorme popularidade logo que foi lançada.

Baseada na série literária Villanelle de Luke Jennings, e com temporadas lideradas por showrunners diferentes (o que impactou bastante em seu desenvolvimento), Killing Eve teve uma excelente primeira season, que começou a repetir enredos, deixar as motivações das personagens cada vez menos convincentes e não aproveitar subtramas nas temporadas posteriores.

Vencedora do Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama (Jodie Comer), Killing Eve segue os passos de Eve Polastri, uma agente de segurança do MI5 insatisfeita com seu trabalho, que não pensa duas vezes em liderar uma divisão do MI6 (agência de inteligência externa) quando surge a oportunidade. No novo ofício, ela passa a seguir os passos de Villanelle, uma serial killer extremamente elegante e perspicaz.

As quatro temporadas de Killing Eve: Dupla Obsessão podem ser assistidas na Netflix.

5. Riverdale

Baseada nos personagens da Archie Comics, Riverdale é uma série de drama adolescente lançada pela The CW em 2017. Estrelada por nomes como KJ Apa (Enquanto Estivermos Juntos), Camila Mendes (Upgrade: As Cores do Amor) e Cole Sprouse (A Cinco Passos de Você), a obra teve uma primeira temporada muito elogiada, que conquistou o público por seu mistério envolvente e trama redonda.

Também queridinha da crítica, a produção foi prontamente renovada, mas voltou para novas seasons com um tom muito menos realista. Uma falta de consistência e trama pouco plausível que inevitavelmente impactaram em sua audiência, e fizeram com que muita gente passasse a torcer o nariz para os desdobramentos de sua história.

Adaptada pelo próprio diretor criativo da Archie Comics, Roberto Aguirre-Sacasa, Riverdale acompanha um grupo de estudantes do Ensino Médio que vivem em Riverdale e começam a vasculhar a morte de Jason Blossom, o herdeiro de uma das famílias mais poderosas da cidade. Uma investigação que os leva a descobrir segredos escondidos dos moradores locais, ao mesmo tempo em que têm de lidar com seus próprios problemas pessoais.

As sete temporadas de Riverdale estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.