Conhecida por manter uma coleção de séries prestigiadas na prateleira, a HBO é sinônimo de qualidade quando estamos falando sobre a indústria televisiva. Para melhorar, ainda existem aquelas produções que, além de contar com o padrão de excelência da emissora, conseguiram ir além, entrando para a história da TV com formatos revolucionários e disruptivos que são influentes até os dias de hoje.
- As 10 melhores séries de drama e mistério originais da HBO
- As 10 melhores séries para assistir na HBO Max
Séries da HBO que entraram para a história da TV
Se você está em busca do melhor que a HBO pode oferecer, o Canaltech selecionou 5 séries da emissora que marcaram a história da televisão. Confira mais detalhes sobre os títulos abaixo:
- Família Soprano
- A Escuta
- Game of Thrones
- Sex and the City
- Oz
Família Soprano
Não tem jeito: Família Soprano não é somente uma das melhores séries da HBO, como também é uma das produções mais influentes e emblemáticas da história da TV. Criado por David Chase (Os Muitos Santos de Newark), o programa é um dos mais importantes da televisão moderna, já que conseguiu remodelar aquilo que conhecemos como TV hoje em dia, trazendo um drama complexo e repleto de nuances sob comando de um protagonista de moral duvidosa – algo que, até aquele momento, não tinha força na indústria.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Com seis temporadas, Família Soprano conta a história de Tony Soprano (James Gandolfini), um homem que vive uma vida dupla, dividindo suas responsabilidades como pai de família com o trabalho como chefe de uma organização mafiosa. No meio de tudo isso, ele ainda encontra tempo para fazer terapia numa tentativa de conseguir lidar com toda a pressão ao seu redor.
As seis temporadas de Família Soprano estão disponíveis na HBO Max.
A Escuta
Se existem aqueles que dizem que Família Soprano é a melhor série de todos os tempos, também há um outro lado dessa moeda que prefere dizer que A Escuta é a produção definitiva de uma geração. Exibida por cinco temporadas, o programa não foi um fenômeno de audiência para a HBO na época, mas conquistou um baita prestígio ao longo dos anos, principalmente pela maneira como revolucionou os dramas policiais.
Criada por David Simon, A Escuta acompanha a rotina de policiais que recebem a missão de grampear os telefones de criminosos na cidade de Baltimore para, dessa maneira, combater o tráfico de drogas no local. Mostrando um lado mais sombrio e moralmente duvidoso dos policiais, a série transformou a TV pela maneira como retratou a rotina dos oficiais em ação, assim como as intrigas políticas dos bastidores.
As cinco temporadas de A Escuta estão disponíveis na HBO Max.
Game of Thrones
Você pode até não gostar do final de Game of Thrones, mas não dá para negar que a série é uma das produções mais influentes e populares da história da televisão. Baseado na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R.R. Martin, o programa fez todo mundo parar o que estava fazendo todo domingo à noite para acompanhar uma intensa intriga política para assumir o Trono de Ferro em Westeros.
Colocando personagens como Jon Snow (Kit Harington) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) no panteão da cultura pop, Game of Thrones inovou ao levar para televisão escalas grandiosas de produção, transformando uma história de fantasia em um drama respeitado e bem desenvolvido (bom, pelo menos até determinado ponto).
Lembrando que, graças ao sucesso gigantesco, a série ganhou um programa derivado intitulado A Casa do Dragão, que vem fazendo bastante barulho entre os fãs nos últimos anos.
As oito temporadas de Game of Thrones estão disponíveis na HBO Max.
Sex and the City
Exibida entre os anos 1998 e 2004, Sex and the City também entrou para a história da TV com uma história centrada em um grupo de mulheres independentes e seguras de si, algo bastante disruptivo para a época.
Na trama, acompanhamos a rotina de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), uma colunista que escreve sobre relacionamentos. Juntamente com suas três melhores amigas, Carrie embarca no mundo dos solteiros em Nova York, vivendo aventuras românticas que sempre rendem boas histórias.
Falando sobre amizade feminina, sexo e todas as questões envolvendo relações humanas, a série criada por Darren Star (Emily em Paris) é referência até os dias de hoje no formato, marcando mais um caso de sucesso para a HBO.
As seis temporadas de Sex and the City estão disponíveis na HBO Max e na Netflix.
Oz
Mais uma série disruptiva da HBO que entrou para a história da TV é Oz. Criada por Tom Fontana (Borgia), a série marcou o final dos anos 1990 e o início dos 2000 com um drama de seis temporadas que tratava de diversas questões que, naquela época, eram consideradas tabus. Foi uma produção bastante inovadora que, juntamente com Família Soprano, marcou o público da época, sendo referência até hoje para o gênero.
Situada em uma penitenciária, Oz acompanha a rotina dos detentos e agentes do local, mostrando a luta diária dos encarcerados para sobreviver. Enquanto isso, o diretor da prisão tenta emplacar uma unidade experimental para impulsionar a reabilitação dos presos.
As seis temporadas de Oz estão disponíveis no Mercado Play.
Leia também:
- 6 séries da HBO que fracassaram e quase ninguém viu
- 10 melhores séries de true crime na HBO Max
- 10 séries exclusivas que valem a assinatura da HBO Max
Leia a matéria no Canaltech.