Os celulares dobráveis têm evoluído ano após ano, ampliando sua gama de vantagens para aqueles que ousam arriscar em um tipo de smartphone totalmente fora do convencional. Com avanços expressivos em design, durabilidade e usabilidade, eles se tornaram escolhas realmente interessantes para quem busca inovação e praticidade.
- Smartphones dobráveis: por que não vingaram ainda?
- Os smartphones dobráveis vão substituir os iPhones?
Muitas pessoas ainda se sentem receosas em investir em modelos dobráveis, o que justifica o fato do segmento não ter dado tão certo até o momento. A seguir, separamos cinco razões para provar o porquê vale a pena apostar em um smartphone dobrável como seu novo celular; confira:
1. Tela grande em um dispositivo compacto
Celulares dobráveis oferecem o melhor dos dois mundos: telas amplas quando abertos e formato compacto ao serem dobrados, com tamanho semelhante a smartphones convencionais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Dependendo do modelo, eles podem chegar a 7 ou 8 polegadas quando abertos. Já a tela externa proporciona um novo tipo de praticidade, possibilitando checar notificações ou até usar a câmera de forma rápida, eficiente e altamente satisfatória.
É como carregar um tablet no bolso, mas sem sacrificar a portabilidade. Isso proporciona um novo grau de conforto para assistir vídeos, navegar em sites, jogar ou ler documentos.
2. Multitarefa e produtividade na palma da mão
Com seus displays maiores, os dobráveis oferecem um fator multitarefa mais eficiente. É possível usar três apps lado a lado, arrastar conteúdo entre eles e até usar modos de tela dividida.
Alguns modelos também trazem suporte a caneta stylus e recursos de arrastar e soltar, ideais para trabalhar, estudar e criar conteúdo.
3. Flex Mode e ângulos extras para fotos
Recursos como o Flex Mode, disponível nos modelos da Samsung, permitem dobrar parcialmente o aparelho para transformá-lo em um mini-tripé, facilitando selfies ou vídeos hands-free.
Isso também proporciona enquadramentos mais diversos, já que as câmeras são capazes de operar mesmo com o aparelho dobrado.
4. Durabilidade e evolução no hardware
A evolução da tecnologia dobrável trouxe mecanismos mais robustos para o segmento de smartphones.
Hoje, suas telas flexíveis suportam centenas de milhares de dobras e ainda são resistentes à água, garantindo uma durabilidade muito superior aos primeiros modelos que chegaram ao mercado.
Os primeiros celulares do segmento foram comprometidos com alguns problemas que podem ter prejudicado sua imagem com os consumidores que lhe deram uma chance no passado. Se você é uma dessas pessoas, saiba que a situação já está bem diferente!
Pouco a pouco, as fabricantes vêm aprimorando seus dobráveis com componentes cada vez mais premium. Essa reputação de serem celulares mais frágeis ficou para trás.
5. Design inovador e experiência futura
Pode-se afirmar que os dobráveis são o que há de mais moderno nos smartphones da atualidade.
O design dobrável causa impacto e representa o mais avançado do mercado, fugindo totalmente do padrão convencional de celulares.
Modelos book-style e flip-style oferecem experiências diferentes — desde algo futurista até uma certa nostalgia tecnológica. Com a adição das IAs dos fabricantes no seu sistema, esses celulares têm se tornado um sinônimo de tecnologia premium.
Melhor modelo para começar
Por maior que sejam suas vantagens, é fato que o preço ainda pode ser um impedimento para que muitos decidam dar essa chance.
Muitas vezes, os dobráveis são lançados a preços equiparáveis aos flagships da marca – e sempre com alguns recursos inferiores, como qualidade da câmera e potência da bateria.
Com o lançamento dos modelos de 2025, os celulares da linha 2024 já se encontram por preços mais acessíveis, saindo na casa dos R$ 3.000.
O Samsung Galaxy Z Flip6 ou Z Fold6 são ótimas opções para começar, assim como o Motorola Razr Ultra 50.
Vale ressaltar que todos eles já possuem versões superiores disponíveis no mercado – incluindo os recém-anunciados Z Flip7 e Z Fold7.
Contudo, para quem quer experimentar um dobrável sem ter que desembolsar uma pequena fortuna, eles acabam sendo a melhor alternativa.
Leia mais no Canaltech:
- 5 novidades incríveis que a Samsung lançou nesta quarta (9)
- A S Pen está morrendo? 6 sinais de que a Samsung vai abandonar a caneta em breve
- Comparativo Galaxy Watch 8 x Galaxy Watch 7: saiba todas as diferenças
Será que a Samsung ficou para trás em inovação? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.