5 funções que fazem o celular Motorola ser melhor do que o iPhone


O debate entre Motorola e iPhone ganha novos capítulos sempre que as fabricantes apresentam seus novos modelos. Com tantas funcionalidades interessantes em ambos os aparelhos, pode ser difícil definir qual é o melhor. Em uma análise dos recursos disponíveis, os celulares da Motorola contam com funções que os fazem levar vantagem sobre os aparelhos da Apple. Funções como carregamento reverso, navegação por gestos e recursos de inteligência artificial (IA) na câmera se destacam na competição. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco funções que fazem o celular Motorola ser melhor do que o iPhone.
🔎5 funções que fazem o celular Samsung ser melhor do que o iPhone
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Motorola vs iPhone
Arte/TechTudo
📝Google Fotos cheio, o que fazer? Participe no Fórum do TechTudo
5 funções que fazem o celular Motorola ser melhor do que o iPhone
Os celulares Motorola oferecem funções que se destacam em relação ao iPhone. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Bateria com maior capacidade e carregamento ultrarrápido
Gestos de navegação
Recursos de IA na câmera
Memória RAM e armazenamento superiores em modelos equivalentes
Carregamento reverso
1. Bateria com maior capacidade e carregamento ultrarrápido
A bateria e o carregamento sempre foram considerados os “tendões de Aquiles” da Apple, embora a companhia venha trabalhando para aprimorar esses aspectos. Por isso, não chega a ser surpresa que os celulares da Motorola apresentem desempenho superior nessas áreas. Os modelos Edge 50 Ultra e Motorola Edge 50 Pro são equipados com baterias de 4.685 mAh e 4.500 mAh, respectivamente, e tem uma autonomia próxima de 30 horas de uso contínuo.
O carregamento ultrarrápido da Motorola é outro diferencial. Com potência de até 125W via cabo USB-C, o aparelho consegue alcançar carga total em menos de 25 minutos. Já no modo sem fio, a potência é de 50W. Em comparação, o iPhone 16 Pro Max, modelo mais avançado da Apple, entrega até 45W de potência com cabo e até 25W no carregamento sem fio, utilizando tecnologia MagSafe.
Celulares da Motorola podem receber carga total em menos de 25 minutos
Letícia Rosa/TechTudo
2. Gestos de navegação
Tanto os celulares da Motorola quanto os iPhones oferecem a função de navegação por gestos. No entanto, nesse quesito, os dispositivos da Motorola oferecem mais opções de personalização. Enquanto a abordagem da Apple é padronizada e integrada uniformemente ao sistema iOS, a Motorola possibilita que o usuário escolha entre diferentes gestos para retornar à tela anterior, acessar a tela inicial ou alternar entre aplicativos, além de definir a sensibilidade desses comandos. O recurso também possibilita ocultar a barra de navegação e ativar gestos adicionais.
Navegação por gestões no Motorola é mais personalizável
Letícia Rosa/TechTudo
3. Recursos de IA na câmera
O Motorola também leva vantagem sobre o iPhone nos recursos de inteligência artificial (IA) aplicados à câmera. Os modelos mais avançados da marca são equipados com o sistema Moto AI, que atua tanto na captura quanto no pós-processamento das imagens. Além disso, os smartphones da Motorola contam com estabilização inteligente, rastreamento automático de foco e modo de longa exposição, este último para efeitos visuais especiais em capturas de quedas d’água, luzes em movimento e cenas noturnas.
Outra funcionalidade de destaque é o recurso Action Shot, que ajusta automaticamente a velocidade do obturador e evita borrões em fotos tiradas em movimento. Ainda com o suporte da IA, o Motorola também oferece zoom híbrido de até 100x e gravação em 4K com estabilização óptica.
Câmera do Motorola conta com recursos de IA melhores
Gisele Barros/TechTudo
4. Memória RAM e armazenamento superiores em modelos equivalentes
Outro ponto no qual o Motorola é melhor do que o iPhone é na configuração de memória RAM e armazenamento interno. Enquanto os modelos topo de linha da Apple, como o iPhone 16 Pro Max, contam com até 8 GB de RAM, os smartphones da Motorola já saem de fábrica com 12 GB, podendo chegar a até 24 GB por meio do recurso RAM Boost.
No quesito armazenamento, embora ambos ofereçam versões com até 1 TB de espaço interno, os modelos da Motorola ainda têm a vantagem de permitir expansão por meio de cartão microSD, que pode adicionar mais 1 TB de capacidade, algo indisponível nos aparelhos da Apple.
Memória RAM e espaço interno de armazenamento no Motorola é maior
Letícia Rosa/TechTudo
5. Carregamento reverso
Por fim, uma função que faz o Motorola ser melhor do que o iPhone é o carregamento reverso, disponível em vários modelos da marca, principalmente nas linhas Edge e Moto G mais recentes. Com esse recurso, o smartphone pode ser usado como fonte de energia para carregar outros aparelhos, funcionando tanto com cabo quanto sem fio. No modo com fio, basta conectar ambos os dispositivos utilizando um cabo USB-C. Já no modo sem fio, o carregamento é feito ao encostar um gadget compatível na parte traseira do celular Motorola, desde que esse dispositivo também seja compatível com o padrão Qi de carregamento por indução.
O iPhone não possui carregamento reverso tradicional. No entanto, a partir do iPhone 12, os modelos passaram a contar com suporte à bateria MagSafe, um acessório oficial da Apple. Quando o iPhone está conectado à energia com essa bateria acoplada, ele consegue recarregá-la. Posteriormente, essa bateria pode ser usada para fornecer energia a dispositivos compatíveis, como uma espécie de carregador portátil.
Motorola possui função de carregamento reverso
Letícia Rosa/TechTudo
Com informações de Specs Battle, Medium, TechReviewSource e The Sun
Mais do TechTudo
Veja também: Beta público do iOS 26 chegou! Veja o tutorial passo a passo de como baixar
Beta público do iOS 26 chegou! Veja o tutorial passo a passo de como baixar