2 formas de ter água quente na torneira da pia sem gastar muito

Na frente fria, lavar a louça ou a mão na torneira da pia pode ser uma tarefa desanimadora, ao lidar com a água gelada. Nestas situações, uma escolha interessante pode ser optar por água quente na torneira. No entanto, é preciso saber como economizar na hora de instalar a água aquecida.

Tendo isso em vista, saiba quais são os melhores métodos de ter água quente na pia sem gastar muito. Duas das opções são relativamente baratas, enquanto uma é mais robusta, mas também mais cara.

  1. Torneira elétrica;
  2. Aquecedor elétrico;
  3. (Bônus) Aquecedor a gás.

1. Torneira elétrica

Para quem deseja alterar apenas a torneira, sem precisar depender de aquecedores ou outros sistemas para ter água quente na pia, a torneira elétrica é a melhor escolha.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Na prática, o produto funciona como o chuveiro elétrico, que tem uma resistência interna que é energizada e aquece a água instantaneamente.

Além de mudar apenas a torneira, essa opção é interessante para economizar, pois a torneira elétrica aquece a água apenas quando necessário, isto é, não mantém grandes volumes de água aquecidos.

A economia vai além da energia e o usuário também reduz o consumo de água, pois a torneira elétrica dispensa esperar minutos para aquecer a água.

torneira elétrica
A torneira elétrica é uma das opções mais práticas para aquecer a água da pia (Imagem: Divulgação/Zagonel)

2. Aquecedor elétrico

Outra opção que aquece a água por uma resistência, como o chuveiro, é o aquecedor elétrico.

Da mesma forma que na torneira elétrica, o aquecimento é realizado no momento em que a água passa pela resistência, isto é, no próprio local de saída.

Uma das principais vantagens desse produto é a facilidade de instalação, já que não é necessário adaptar as tubulações da cozinha para o aquecedor.

aquecedor de água elétrico lorenzetti
O aquecedor elétrico é uma opção popular no momento de aquecer a água na pia da cozinha (Imagem: Divulgação/Lorenzetti)

Por outro lado, embora o aquecedor elétrica seja rápido, assim como o chuveiro, é preciso tomar cuidado com a conta de luz no fim do mês.

A vantagem dessa opção é que você não precisa ter uma instalação elétrica próxima da área molhada da cozinha, reduzindo riscos de choque. 

Você também não precisa trocar a torneira bonita que já tem na pia. É possível ajustar a temperatura direto no aquecedor ou deixá-lo ligado apenas no inverno.

3. Bônus – Aquecedor a gás

Da mesma forma que o chuveiro, que tem modelos elétricos e a gás, o caso não é diferente nos aquecedores. Os modelos a gás aquecem a água por meio da queima do gás natural ou do gás liquefeito de petróleo (GLP).

Ou seja, a chama produzida pela queima aquece a água que passa por dentro do aparelho. Em seguida, a água quente é distribuída para a torneira. 

O lado positivo do aquecedor a gás em comparação as demais é a economia de energia e o aquecimento contínuo, já que ele funciona por gás. Além disso, ele é ideal para residências que tem um sistema de encanamento a gás já pronto. 

No entanto, o aquecedor a gás pode representar um gasto maior para casas que não tem uma estrutura dedicada para gás.

aquecedor a gás água torneira rheem
O aquecedor a gás é ideal para quem já tem uma estrutura dedicada para gás (Imagem: Divulgação/Rheem)

Reformar uma casa para instalar esse tipo de infraestrutura é bem caro e trabalhoso.

Você não apenas precisa passar um encanamento novo extra nas paredes, como também precisa providenciar uma central de gás com linhas para alimentar o aquecedor e fogões pela casa.

Nessa opção, você obrigatoriamente precisa trocar a torneira da pia por uma com mono comando ou misturador duplo, uma vez que não é tão simples trocar a temperatura da água quente toda hora.

Leia mais

VÍDEO: Devo comprar um Aquecedor Portátil? Como funciona o modelo Halógeno? Testamos o Mercury da Cadence

Leia a matéria no Canaltech.