15 filmes de faroeste dos anos 50 e 60 que se tornaram lendas do cinema


Os filmes de faroeste dos anos 50 e 60 foram um verdadeiro marco para a indústria cinematográfica, sendo um gênero popular e influente tanto esteticamente quanto narrativamente. Rastros de Ódio (1956), Três Homens em Conflito (1966) e Era Uma Vez no Oeste (1968) são algumas das principais produções dessas décadas, responsáveis por reunir estrelas do estilo western em histórias que se tornam clássicas.
Se você curte esse tipo de filme, esses e outros títulos de sucesso podem ser encontrados pelas principais plataformas de streaming, como Amazon Prime Video, Disney+ e Netflix. Pensando nisso, o TechTudo reuniu 15 filmes de faroeste dos anos 50 e 60 que se tornaram lendas do cinema para você maratonar. Confira os enredos clássicos, elencos estrelados, aclamações nos avaliadores digitais e mais nesta lista completa!
🎬 10 filmes de faroeste novos tão bons quanto os clássicos do ‘bangue bangue’
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Clint Eastwood, uma das principais figuras dos filmes de faroeste, em Três Homens em Conflito
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
A seguir, os filmes de faroeste dos anos 50 e 60 listados pelo TechTudo:
Assim Caminha a Humanidade (1956)
Winchester ’73 (1950)
Três Homens em Conflito (1966)
Butch Cassidy (1969)
Rastros de Ódio (1956)
Johnny Guitar (1954)
Os Brutos Também Amam (1953)
Onde Começa o Inferno (1959)
Sete Homens e Um Destino (1960)
Bravura Indômita (1969)
Hombre (1967)
Era Uma Vez no Oeste (1968)
Galante e Sanguinário (1957)
Matar ou Morrer (1952)
El Dorado (1967)
1. Assim Caminha a Humanidade (1956)
Começando com esse clássico que marcou a última atuação do renomado James Dean (Rebelde Sem Causa), falecido antes da finalização da produção. Em uma saga épica, a trama acompanha três gerações de uma família influente do Texas e seus conflitos sociais, econômicos e amorosos. Baseado no romance Giant, de Edna Ferber, o filme conta ainda com Elizabeth Taylor (Cleópatra), Rock Hudson (Confidências à Meia-Noite) e Rod Taylor (Os Pássaros) no elenco principal.
Dirigido por George Stevens (Um Lugar ao Sol), vencedor do Oscar de Melhor Direção, o longa conquistou 86% de aprovação da crítica e 87% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,6 no IMDb. Assim Caminha a Humanidade está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, no Apple TV+ e no YouTube.
Assim Caminha a Humanidade foi o último trabalho de James Dean
Reprodução/IMDb
2. Winchester ’73 (1950)
Esse bangue-bangue clássico conta a história de um aventureiro e seu melhor amigo que ganham um concurso de tiro no Kansas, cujo prêmio é o rifle que dá nome ao filme. Após um rival de longa data roubar a arma, tão desejada e valorizada na época, o protagonista embarca em uma perseguição intensa no Velho Oeste. Estrelado por James Stewart (Janela Indiscreta) e dirigido por Anthony Mann (El Cid), Winchester ’73 recebeu aclamação total da crítica o Rotten Tomatoes, com 100% de aprovação, além de 86% do público na plataforma e nota 7,6 pelos usuários do IMDb. Você conferir a produção no Amazon Prime Video com a assinatura Looke.
Winchester 73′ é considerado um filme perfeito pelas avaliações da crítica no Rotten Tomatoes
Reprodução/IMDb
3. Três Homens em Conflito (1966)
Esse é o segundo filme da Trilogia dos Dólares, estrelada por Clint Eastwood (Por um Punhado de Dólares) e dirigida por Sergio Leone (Era Uma Vez no Oeste). Ambientada na Guerra de Secessão, a trama segue o pistoleiro conhecido como “o estranho sem nome” em uma aliança instável com um caçador de recompensas e um bandido para encontrar um tesouro perdido no deserto do Velho Oeste. Além de Eastwood, protagonizam a história Eli Wallach (Sete Homens e um Destino) e Lee Van Cleef (Fuga de Nova York).
Clássico dos filmes de faroeste espaguete, Três Homens em Conflito conquistou 97% de aprovação tanto da crítica quanto do público no Rotten Tomatoes, além da nota 8,8 no IMDb, e está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Cena do “impasse mexicano”, termo que ficou famoso no longa Três Homens em Conflito
Reprodução/The Movie Database
4. Butch Cassidy (1969)
Esse longa biográfico conta a história de um dos maiores criminosos do Velho Oeste e seu eterno parceiro Sundance Kid em uma fuga para a Bolívia, onde tentam recomeçar suas vidas na tentativa de escapar dos homens da lei que interromperam os bem-sucedidos assaltos feitos pela dupla. Disponível no Disney+, o filme é estrelado por Paul Newman (Desafio à Corrupção) e Robert Redford (Golpe de Mestre) e conta com direção de George Roy Hill (Golpe de Mestre). No Rotten Tomatoes, Butch Cassidy foi avaliado com 89% e 92% de aprovação da crítica e do público, respectivamente. Já no IMDb, a produção ficou com nota 8.
Paul Newman e Robert Redford em cena de Butch Cassidy
Reprodução/IMDb
5. Rastros de Ódio (1956)
Um dos filmes que abordam conflitos territoriais e étnicos entre colonos e povos indígenas dos Estados Unidos, Rastros de Ódio gira em torno de um veterano da Guerra Civil que se muda para o Texas, em 1868, e vê o irmão e a cunhada serem assassinados por Comanches, povo nativo do Velho Oeste conhecido pela habilidade em cavalaria. O protagonista, então, parte para uma jornada de vingança contra quem destruiu sua família. John Wayne (Bravura Indômita) e Natalie Wood (Amor, Sublime Amor) protagonizam a obra dirigida por John Ford (No Tempo das Diligências). Disponível no Amazon Prime Video para assinantes Looke, Rastros de Ódio recebeu 87% de aprovação da crítica e 88% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,8 no IMDb.
Rastros de Ódio é um dos destaques da filmografia do astro western John Wayne
Reprodução/IMDb
6. Johnny Guitar (1954)
Marcado por subverter o protagonismo típico dos filmes de faroeste ao apresentar uma mulher como a personagem principal, esse clássico se baseou no romance homônimo, escrito por Roy Chanslor, para contar a história de Vienna, dona de um bar característico do Velho Oeste, que enfrente a filha de um fazendeiro rico, que faz de tudo para estragar os planos da protagonista. Para enfrentá-la, Vienna conta com a ajuda do pistoleiro Johnny Guitar.
Joan Crawford (Alma em Suplício), Sterling Hayden (Onde Começa o Inferno), Scott Brady (Gremlins) e Mercedes McCambridge (O Exorcista) formam o elenco principal do longa, que foi dirigido por Nicholas Ray (Juventude Transviada). Com 94% de aprovação da crítica e 85% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,6 no IMDb, esse é mais um filme de faroeste disponível no Amazon Prime Video com a assinatura Looke.
Joan Crawford como Vienna, a protagonista de Johnny Guitar
Reprodução/IMDb
7. Os Brutos Também Amam (1953)
Adaptação do romance de mesmo nome, de Jack Schaefer, esse longa apresenta um pistoleiro solitário que buscava sair da rotina de tiroteios e conflitos, almejando uma vida pacífica. No entanto, ele se afeiçoa por uma família de um pequeno vale, que está sofrendo ameaças de um rico fazendeiro, e decide não ignorar a injustiça ao seu redor e proteger os moradores antes que violência aumente. Com direção de George Stevens (Assim Caminha a Humanidade), Os Brutos Também Amam é estrelado por Alan Ladd (Alma Torturada), Jean Arthur (A Mulher Faz o Homem) e Brandon De Wilde (O Indomado) e está disponível no catálogo do Telecine. No Rotten Tomatoes, a obra alcançou 97% de aprovação da crítica e 81% do público. No IMDb, o filme foi avaliado com a nota 7,6.
Os Brutos Também Amam é mais um clássico dos filmes de faroeste dos anos 50
Reprodução/IMDb
8. Onde Começa o Inferno (1959)
Outra lenda do faroeste dos anos 50 estrelada por John Wayne (Bravura Indômita), Onde Começa o Inferno narra o confronto entre um xerife corajoso e um latifundiário poderoso. Após o policial prender o irmão do barão do gado por assassinato, o protagonista conta com a ajuda de um ex-delegado alcoólatra, um jovem pistoleiro e um experiente guarda para enfrentar o fazendeiro. Além de Wayne, o elenco da obra conta com Dean Martin (Onze Homens e Um Segredo), Angie Dickinson (Police Woman) e Ricky Nelson (As Aventuras de Ozzie e Harriet), enquanto Howard Hawks (Scarface – A Vergonha de uma Nação) assina a direção.
Com 96% de aprovação da crítica e 90% do público no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb, Onde Começa o Inferno está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video, no Apple TV+ e no YouTube.
John Wayne no sucesso Onde Começa o Inferno
Reprodução/IMDb
9. Sete Homens e Um Destino (1960)
Outro filme de faroeste disponível no Amazon Prime Video é esse remake do épico japonês Os Sete Samurais, de 1954. Na adaptação western da história, uma pequena aldeia mexicana é constantemente atacada por foras-da-lei, até que a população recorre a um grupo de pistoleiros para defendê-la. Os mercenários aceitam a missão muito mais pela adrenalina do que por dinheiro, mas percebem que terão mais trabalho do que imaginavam. Yul Brynner (O Rei e Eu), Steve McQueen (Bullitt), Charles Bronson (Desejo de Matar), James Coburn (A Morte em Jogo) e Eli Wallach (Sete Homens e um Destino) estrelam a produção, que conta com John Sturges (Fuga do Inferno) na direção. Sete Homens e Um Destino soma 64% de aprovação da crítica e 71% do público no Rotten Tomatoes e nota 6,9 no IMDb.
Cena dos pistoleiros aventureiros de Sete Homens e um Destino
Reprodução/IMDb
10. Bravura Indômita (1969)
O astro do gênero western John Wayne (Rastros de Ódio) conquistou o Oscar de Melhor Ator pelo seu trabalho neste clássico. A história segue um xerife caolho contratado por uma menina para matar o assassino do pai dela. Ela exige ir junto na missão, para ter certeza de que o objetivo seja cumprido, e os dois acabam seguidos por um caçador de recompensas, que também está à procura do criminoso. Kim Darby (The Strawberry Statement) e o músico Glen Campbell completam o elenco principal ao lado de Wayne, enquanto Henry Hathaway (A Conquista do Oeste) assina a direção do longa. Baseado no livro homônimo escrito por Charles Portis, Bravura Indômita alcançou 87% de aprovação da crítica e 84% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb. Você pode conferir a obra no Telecine ou no Amazon Prime Video com a assinatura Looke.
John Wayne como o famoso xerife Rooster em cena de Bravura Indômita, papel pelo qual foi premiado com o Oscar de Melhor Ator
Reprodução/IMDb
11. Hombre (1967)
Outro clássico faroeste protagonizado por Paul Newman (Butch Cassidy), Hombre conta a história do anti-herói John Russell, um homem branco que foi criado como indígena após ser raptado por apaches, povo nativo do sudeste dos Estados Unidos, ainda na infância, mas precisa ir à cidade para receber a herança de seu pai biológico, que acabou de falecer. Durante a viagem, ele é vítima de preconceito pelos demais passageiros, por conta de sua criação, mas acaba tendo que defender as próprias pessoas que o insultaram, após a carruagem ser atacada por uma gangue.
Dirigido por Martin Ritt (Norma Rae), o longa conta ainda com Fredric March (Os Melhores Anos de Nossa Vida), Richard Boone (Tenho Arma – Vou Viajar) e Diane Cilento (As Aventuras de Tom Jones) no elenco principal e está disponível no Amazon Prime Video para assinante Looke. Hombre acumula 94% de aprovação da crítica e 80% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb.
Paul Newman como o anti-herói John Russell em cena de Hombre
Reprodução/IMDb
12. Era Uma Vez no Oeste (1968)
Outro marco da filmografia do cineasta italiano Sergio Leone (Três Homens em Conflito) é Era Uma Vez no Oeste. Na trama, um matador de aluguel é contratado para assassinar um homem, viúvo há seis anos, dono de promissoras terras que seriam valorizadas com a chegada da ferrovia na região, e seus filhos. Entretanto, o mercenário e o mandante do crime não sabiam que o homem havia se casado novamente, com uma ex-prostituta de Nova Orleans, que se torna dona do local. Chegando lá, a moça passa a ser protegida por um misterioso pistoleiro. Henry Fonda (12 Homens e uma Sentença), Charles Bronson (Sete Homens e Um Destino) e Claudia Cardinale (O Leopardo) estrelam o filme, que está disponível na Netflix e no Telecine. O épico foi aclamado com 96% de aprovação da crítica e 94% do público no Rotten Tomatoes e nota 8,5 no IMDb.
Era uma Vez no Oeste (1968) é um dos clássicos filmes de faroeste estadunidenses
Reprodução/IMDb
13. Galante e Sanguinário (1957)
Prejudicado pela seca, um fazendeiro aceita escoltar um bandido até o seu julgamento e, no caminho, precisa enfrentar capangas do criminoso e resistir a uma oferta valendo recompensa para livrar o fora-da-lei. Esse é o enredo de Galante e Sanguinário, adaptação do conto Three-Ten to Yuma, de Elmore Leonard, que apresenta Glenn Ford (Sementes de Violência), Van Heflin (Os Brutos Também Amam), Felicia Farr (Beija-me, Idiota) no elenco principal e Delmer Daves (Ao Despertar da Paixão) na direção. Disponível no Telecine, o filme soma 94% de aprovação da crítica e 79% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,6 no IMDb.
Glenn Ford e Van Heflin em cena de Galante e Sanguinário
Reprodução/TMDb
14. Matar ou Morrer (1952)
Neste faroeste clássico, marcado pelos acontecimentos em tempo real, um xerife que pretende abandonar a carreira descobre no dia do próprio casamento que um criminoso preso por ele no passado fugiu da prisão e está atrás de vingança. Ele, então, decide interromper os planos da aposentadoria para encarar o antigo inimigo. Gary Cooper (Sargento York), Grace Kelly (Janela Indiscreta) e Ian MacDonald (Meio-dia) protagonizam a trama, que foi dirigida por Fred Zinnemann (A Um Passo da Eternidade). Com 95% de aprovação da crítica e 89% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb, Matar ou Morrer é mais um filme de faroeste clássico disponível no catálogo do Telecine.
Matar ou Morrer se diferencia de outras produções pela história se desenrolando na mesma velocidade da narrativa
Reprodução/JustWatch
15. El Dorado (1967)
Outro clássico western protagonizado por John Wayne (Bravura Indômita) é esse longa co-estrelado por Robert Mitchum (O Mensageiro do Diabo), que marca uma das últimas colaborações entre Wayne e o diretor Howard Hawks (Onde Começa o Inferno). Na trama, um pistoleiro é contratado por um fazendeiro poderoso e ambicioso para ajudar em uma disputa de terras. El Dorado está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e no Apple TV+ e foi aclamado com 96% e 87% de aprovação da crítica e do público, respectivamente, no Rotten Tomatoes e nota 7,5 pelos usuários do IMDb.
El Dorado é mais um clássico faroeste com John Wayne como protagonista
Reprodução/IMDb
Com informações de Collider, IMDb, JustWatch, MyDramaList, Rotten Tomatoes e Screen Rant.
🎥 Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Mais do TechTudo
Initial plugin text