12 filmes de guerra tão bons que ganharam Oscar


Os filmes de guerra fazem parte da história do cinema mundial com romances e dramas sensíveis que emocionam e chocam o público. Algumas produções do gênero são tão boas que marcaram presença no Oscar, vencendo as principais categorias, como é o caso de A Um Passo Da Eternidade (1953) e Casablanca (1943), consideradas obras essenciais para entender a sétima arte. Outros nomes como O Paciente Inglês (1996), Coração Valente (1995) e A Lista de Schindler (1993) também fazem parte desse acervo que retrata as mazelas humanas, conflitos e personagens históricos e ganharam o respeito da Academia.
Esses e outros filmes épicos de guerra podem ser vistos nas plataformas de streaming Amazon Prime Video, HBO Max, Mercado Play, Disney+, e outras. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com boas recomendações de longas com campos de batalhas, romances e dramas militares que venceram o Oscar. A seguir, você confere os títulos, enredos, elenco, repercussão com a crítica especializada e onde assistir.
🎬 12 filmes de guerra tristes que ninguém consegue assistir duas vezes
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O romance de guerra O Paciente Inglês, lançado em 1996, venceu 9 categorias no Oscar
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você encontra:
Guerra ao Terror (2009)
O Paciente Inglês (1996)
Coração Valente (1995)
A Lista de Schindler (1993)
Platoon (1986)
O Franco Atirador (1978)
Lawrence da Arábia (1962)
A Ponte do Rio Kwai (1957)
A Um Passo Da Eternidade (1953)
Casablanca (1943)
Rosa de Esperança (1942)
E o Vento Levou (1939)
1. Guerra ao Terror (2009)
A lista estreia com essa produção, presente no Amazon Prime Video, assinada pela cineasta Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura), que surpreendeu ao vencer seis categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme, deixando para trás favoritos como Avatar. Ambientada durante a Guerra do Iraque, a trama segue James, um sargento novato que é confrontado por sua indiferença e atitudes radicais ao descartar explosivos. A produção estrelada por Jeremy Renner (Terra Selvagem), Guy Pearce (Amnésia) e Anthony Mackie (Twisted Metal) atingiu 97% de apoio da crítica no Rotten Tomatoes e tem nota 7.5 no IMDb.
Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, foi o primeiro longa dirigido por mulher a ganhar Oscar de Melhor Filme
Reprodução/Prime Video
2. O Paciente Inglês (1996)
Considerado um romance épico, O Paciente Inglês é ambientado no cenário da Segunda Guerra Mundial e conquistou nove estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção para o cineasta Anthony Minghella, também conhecido pelo brilhante trabalho no suspense O Talentoso Ripley (1999). A trama narra a história de um homem misterioso que é encontrado ferido e recebe os cuidados de uma enfermeira canadense. Durante sua recuperação, ele confessa seus sentimentos pela mulher do melhor amigo, enquanto deixa escapar detalhes curiosos sobre o caso.
Disponível gratuitamente no Mercado Play e para aluguel no Amazon Prime Video, esta produção traz no elenco principal nomes como Ralph Fiennes (O Jardineiro Fiel) e Juliette Binoche (Cópia Fiel), no papel dos protagonistas. Adaptado do romance de mesmo nome, escrito por Ondaajte, o filme conquistou a opinião da crítica e do público, com 86% dos pontos no Rotten Tomatoes e nota 7.4 no portal IMDb.
O Paciente Inglês é um romance que conta uma história que se passa no final da Segunda Guerra Mundial
Divulgação/IMDb
3. Coração Valente (1995)
Em Coração Valente, a trama acompanha a história real de William Wallace, um líder camponês da Escócia que lidera a resistência dos trabalhadores do campo contra as forças inglesas do Rei Eduardo I, após ter a esposa assassinada por soldados da Inglaterra. Conduzido por Mel Gibson (Mad Max), que além de dirigir também estrela a produção, o filme Coração Valente se destacou com cinco Oscars, entre eles Melhor Filme e Melhor Direção para Gibson.
Além disso, a adaptação da obra escrita por Blind Harry, conta com atuações de Patrick McGoohan (O Prisioneiro) e Catherine McCormack (Extermínio 2). O filme registrou avaliações de 76% com a crítica no RT e 8.3 pontos do público no IMDb. Coração Valente pode ser assistido gratuitamente no Mercado Play e está disponível para assinantes no Disney+.
Coração Valente (1995)
Divulgação/IMDb
4. A Lista de Schindler (1993)
Considerado um clássico moderno sobre os eventos da Segunda Guerra Mundial, A Lista de Schindler narra a comovente história de Oskar, um empresário alemão que arrisca a própria vida para ajudar os judeus que trabalhavam em sua fabrica. A trama assinada pelo renomado diretor Steven Spielberg (Tubarão) venceu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção e mais cinco categorias. O protagonista é vivido por Liam Neeson (Vingança a Sangue Frio). Disponível no Amazon Prime Video, o drama angariou 9 pontos no IMDb e recebeu 98% de conceito da crítica no RT.
A Lista de Schindler (1993) venceu cinco Oscars
Divulgação/IMDb
5. Platoon (1986)
Situado em 1967, este drama acompanha um jovem recrutado para servir no Vietnã que após chegar na sua base entra em conflito com seus superiores, de personalidades diferentes, e também consigo próprio ao perceber os horrores causados pelas forças do seu país. A produção conta com as atuações de Charlie Sheen (Dois Homens e Meio), Forest Whitaker (Godfather of Harlem) e Willem Dafoe (Pobres Criaturas).
Conduzido pelo diretor Oliver Stone (Assassinos por Natureza) Platoon conquistou quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. A obra, que tem notas 8.1 no IMDb e 89% no RT, está disponível para assistir no Amazon Prime Video.
Platoon conquistou quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção
Reprodução/IMDb
6. O Franco Atirador (1978)
Com direção e roteiro assinados por Michael Cimino (O Ano do Dragão), este longa mostra as consequências da Guerra do Vietnã. A história acompanha um jovem que costumava caçar com dois amigos, mas ao retornar do campo de batalha percebe que está cheio de sequelas. Além disso, ele descobre que um de seus parceiros nunca mais voltou.
O Franco Atirador recebeu os principais prêmios no tapete vermelho, ostentando o Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção e mais três categorias. Os atros Robert De Niro (Touro Indomável), Christopher Walken (Anjos Rebeldes) e John Cazale (A Conversação) estrelam a produção que conquistou 8.1 pontos no IMDb e 86% de apoio da crítica no RT.
O Franco Atirador (1978)
Reprodução/Rotten Tomatoes
7. Lawrence da Arábia (1962)
Este drama bélico estrelado por Peter O’Toole (O Leão no Inverno) adapta a história biográfica do oficial britânico T. E. Lawrence, importante líder que conduziu diversos povos árabes durante batalhas contra o exército turco no período da primeira Guerra Mundial. A obra do diretor David Lean (Grandes Esperanças) registra 93% de aprovação no RT e nota 8.3 no IMDb, além de ostentar sete Oscars, entre eles Melhor Filme e Melhor Direção. Com quase quatro horas de duração, o longa Lawrence da Arábia está disponível no Telecine e Amazon Prime Video, com canal adicional.
Lawrence da Arábia, obra do diretor David Lean venceu sete Oscars, entre eles Melhor Filme e Melhor Direção
Reprodução/IMDb
8. A Ponte do Rio Kwai (1957)
Adaptado do romance escrito por Pierre Boulle, este épico das antigas acompanha Coronel Nicholson, um comandante britânico que trabalha em um campo de concentração japonês e precisa convencer outros prisioneiros ingleses e americanos a construírem uma ponte para seus inimigos. Também dirigido por David Lean, a produção tem sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Direção. Com 8.1 pontos no IMDb e 96% de apoio da crítica no Rotten, o filme A Ponte do Rio Kwai é estrelado por William Holden (Sabrina) e Alec Guinness (Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança). Disponível no Prime Video com o canal Telecine e para aluguel na Apple TV+.
A Ponte do Rio Kwai (1957) tem sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Direção
Reprodução/IMDb
9. A Um Passo Da Eternidade (1953)
Situado antes do ataque japonês em Pearl Harbor, este clássico da Segunda Guerra acompanha um grupo de soldados americanos no Havaí, onde está o Sargento Warden, um homem que se envolve com a esposa do seu superior. Das treze indicações ao Oscar, o filme A Um Passo Da Eternidade, assinado por Fred Zinnemann (O Dia do Chacal) levou oito prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
Com atuações de Burt Lancaster (O Leopardo), Deborah Kerr (Os Inocentes), Donna Reed (Do Céu Caiu uma Estrela) e Montgomery Clift (Um Lugar ao Sol), o projeto atingiu nota 7.6 no IMDb e 88% de aprovação dos críticos no Rotten. O romance de guerra está disponível para alugar no Prime Video e Apple TV+.
Burt Lancaste contracena com Deborah Kerr no épico romance de guerra A um Passo da Eternidade (1953)
Divulgação/IMDb
10. Casablanca (1943)
Casablanca é um dos filmes mais renomados do cinema americano e não ficaria de fora dessa lista de épicos de guerra que conquistaram o Oscar. O longa-metragem do cineasta Michael Curtiz (Natal Branco) ganhou três estatuetas nas categorias Melhor Filme, Direção e Roteiro. Rick Blaine é um americano típico que ganha a vida administrando uma boate no Marrocos, onde estrangeiros dos dois lados do conflito se encontram. Mas tudo muda quando uma antiga paixão reaparece buscando ajuda para se esconder dos nazistas.
Combinando romance e espionagem, o projeto conquistou o público e a crítica nos portais IMDb e Rotten Tomatoes, registrando 8.5 pontos e 99% de aprovação, respectivamente. Disponível para assistir na HBO Max, Casablanca tem o elenco estrelado por Humphrey Bogart (No Silêncio da Noite), Paul Henreid (O Exorcista II: O Herege), Ingrid Bergman (À Meia Luz) e Conrad Veidt (O Homem que Ri).
Casablanca, de 1942, é uma das grandes produções da história do cinema
Reprodução/IMDb
11. Rosa de Esperança (1942)
Rosa de Esperança conta a comovente história da família Minivers, liderada por Kay, uma mãe gentil e esposa amorosa que vê a estabilidade de seu lar desmoronar com o início dos conflitos da guerra, quando seu filho mais velho e seu marido são convocados para servir às Forças Reais. Sob a direção de William Wyler (Ben-Hur), o elenco é liderado por Greer Garson (Na Noite do Passado), Walter Pidgeon (Planeta Proibido) e Teresa Wright (A Sombra de uma Dúvida). O filme recebeu seis Oscars, alcançou 7.6 pontos no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. Rosa de Esperança está disponível no Amazon Prime Video, através do canal Looke.
Rosa de Esperança (1942) é um drama familiar de guerra que recebeu seis Oscars
Reprodução/IMDb
12. E o Vento Levou (1939)
A lista encerra com este clássico atemporal que marcou a história do cinema americano, dirigido pelo cineasta Victor Fleming (O Mágico de Oz). O longa acompanha uma jovem herdeira mimada que sonha em conquistar um nobre do sul, comprometido com sua prima. No entanto, sua vida vira do avesso quando a guerra afeta a economia e gera uma crise na fazenda de sua família.
Baseado no romance da escritora Margaret Mitchell, o longa conquistou oito Oscars e agradou tanto ao público quanto à crítica, com 8.2 pontos no IMDb e 90% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Os atores Vivien Leigh (Uma Rua Chamada Pecado) e Clark Gable (Os Desajustados) interpretam os protagonistas. E o Vento Levou está disponível na HBO Max.
E o Vento Levou (1939) é baseado no romance da escritora Margaret Mitchell
Reprodução/IMDb
Com informações de Rotten Tomatoes (1), IMDb (1) e Goldderby (1)
📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Mais do TechTudo
Initial plugin text