10 séries nórdicas para assistir e entrar no clima do inverno


As séries nórdicas são sinônimo de suspense, mistério e paisagens congelantes que criam uma atmosfera perfeita para os dias de inverno. Originárias da Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia, essas produções conquistam fãs ao redor do mundo com roteiros inteligentes, personagens complexos e uma narrativa visual única. E nos católogos de plataformas como Netflix, Apple TV+ e HBO Max, por exemplo, não faltam boas opções do tipo, como Ragnarok (2020), A Pacificadora (2020) e Aqueles Que Matam (2019).
Se você ama séries com tramas envolventes, cenários deslumbrantes e aquele clima sombrio que combina perfeitamente com os dias frios, o TechTudo tem a solução, já que preparamos uma lista com 10 produções nórdicas para você assistir agora mesmo. A seguir, veja mais informações sobre cada uma das obras e onde encontrá-las online.
🎬10 filmes sobre mitologia grega para assistir online agora mesmo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Ragnarok é uma série sobrenatural norueguesa sobre mitologia nórdica na modernidade
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você encontrará as seguintes 10 séries nórdicas:
Borgen (2010)
Ragnarok (2020)
O Homem das Castanhas (2021)
Wisting (2019)
A Pacificadora (2020)
Aqueles Que Matam (2019)
Deadwind (2018)
Trapped (2016)
Rita (2012)
Areia Movediça (2019)
1. Borgen (2010)
Não poderíamos começar essa lista que não fosse com esse suspense dramático dinamarquês. A trama, estrelada por Sidse Babett Knudsen (Alvo Primário) e Pilou Asbæk (Operação Overlord), segue Birgitte Nyborg, uma política idealista, que se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra da Dinamarca. A partir disso, ela terá equilibrar sua vida pessoal com sua nova figura pública. Com três temporadas presentes na Netflix, a série Borgen obteve uma pontuação de 8.5 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 100% da imprensa na plataforma Rotten Tomatoes.
Borgen é um suspense dramático dinamarquês dividido em três temporadas
Reprodução/IMDb
2. Ragnarok (2020)
Focado em uma temática sobrenatural envolvendo a mitologia nórdica, a trama aqui, presente também na Netflix, se passa em uma pequena cidade da Noruega e acompanha um adolescente que descobre ter grandes poderes ligados e os utiliza para enfrentar e combater forças ancestrais, bem como as mudanças climáticas que afetam o vilarejo local. Com Adam Price (Orkestret) como showrunner, a série Ragnarok tem nota 7.3 no IMDb e aprovação de 63% no RT. Estrelam a obra nomes como David Stakston (Skam) e Jonas Strand Gravli (O Natal de Costume).
Ragnarok tem uma história centrada na mitologia nórdica
Divulgação/Netflix
3. O Homem das Castanhas (2021)
Ambientada em Copenhague, a narrativa aqui segue Naia Thulin e Mark Hess, dois detetives determinados que passam a trabalhar juntos em um caso de assassinato após encontrarem o corpo de uma jovem todo mutilado. No entanto, o que eles não esperavam era que esse caso estivesse interligado com o desapecimento da filha de uma importante política da região. Protagonizado por Danica Curcic (Departamento Q: O Ausente) e Mikkel Boe Følsgaard (O Amante da Rainha), o suspense policial O Homem das Castanhas está presente na Netflix e angariou 7.6 pontos no agregador IMDb e possui um índice de aprovação de 100% da crítica especializada no Rotten Tomatoes.
O Homem das Castanhas, lançado em 2021, obteve 100% de aprovação no Rotten Tomatoes
Reprodução/IMDb
4. Wisting (2019)
Disponível na HBO Max, esse thriller norueguês tem cinco temporadas e nomes como Sven Nordin (Corrida pelo Ouro) e Thea Green Lundberg (The Orheim Company) no elenco principal. Já o enredo segue o detetive William Wisting, que enfrenta um dos casos mais desafiadores de sua carreira ao investigar um serial killer com ligações internacionais. Baseada em O Homem das Cavernas, de Jørn Lier Horst, a produção Wisting se destaca com nota 7.2 e uma taxa de aprovação de 85% do público nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente.
O thriller policial Wisting é uma série bastante aclamada tanto pelo público quanto pela crítica
Reprodução/IMDb
5. A Pacificadora (2020)
Com direção de Antti-Jussi Annila (Guerreiros de Jade), a narrativa aqui gira em torno de Ann-Mari, uma negociadora de paz da ONU que aceita um último caso antes de sua tão aguardada aposentadoria. Entretanto, agora ela precisará conseguir estabelecer um acordo entre a Turquia e os curdos em meio a um verdadeiro jogo político que ocorre na região. Com Irina Björklund (Garras da Corrupção) e Mikko Nousiainen (Uma Segunda Oportunidade) no elenco, a série A Pacificadora pode ser vista com exclusividade no Amazon Prime Video e possui nota 7.1 no IMDb e uma taxa de aprovação de 62% da imprensa no Rotten Tomatoes.
A série A Pacificadora tem direção assinada por Antti-Jussi Annila
Reprodução/IMDb
6. Aqueles Que Matam (2019)
Vindo diretamente da Dinamarca, esse suspense policial promete manter o público grudado na telinha do começo ao fim. Isso porque a trama segue o detetive Jan Michelsen que, ao lado da analista criminal Louise Bergstein, busca encontrar o responsável pelo desaparecimento de uma jovem antes que novas vítimas apareçam mortas. Criada por Ina Bruhn (Okkupert ), a produção nórdica tem em seu cast nomes como Kenneth M. Christensen (Abaixo da Superfície) e Natalie Madueño (The Rain). Com nota 7.5 no IMDb, a série Aqueles Que Matam pode ser vista na HBO Max.
Aqueles Que Matam é um suspense policial criado por Ina Bruhn
Reprodução/IMDb
7. Deadwind (2018)
Com muito suspense do começo ao fim, esse thriller acompanha a detetive Sofia Karppi, que ao voltar ao trabalho após perder o marido, passa a se dedicar na investigação do assassinato de uma mulher ligada a uma grande empresa. No entanto, o caso é mais complicado do que ela imaginava, já que segredos sombrios vêm à tona. Protagonizado pela dupla Pihla Viitala (Lágrimas de Abril) e Lauri Tilkanen (Amor e Fúria) e presente no catálogo da Netflix, a obra Deadwind pontuou 7.3 no agregador IMDb e possui aprovação de 87% do público no RT.
A série Deadwind é um thriller que acompanha a detetive Sofia Karppi
Divulgação/Netflix
8. Trapped (2016)
Ambientada em uma aldeia isolada da Islândia, a trama aqui segue Andri Ólafsson, o chefe da polícia de Siglufjörður, que, após a descoberta de um corpo desmembrado, tenta resolver o crime enquanto lida com segredos perigosos da comunidade, já que não pode contar com ajuda externa devido a uma tempestade de neve. Estrelada por Ólafur Darri Ólafsson (Operação Napoleão) e Ilmur Kristjánsdóttir (Desajustados), a produção se destaca com uma pontuação de 7.5 no IMDb e aprovação de 85% do público no RT. Vale lembrar ainda que, apesar de momentaneamente indisponível no Brasil, a série Trapped é uma boa opção para ser adicionada na sua watchlist.
A série Trapped é ambientada em uma aldeia isolada da Islândia
Reprodução/IMDb
9. Rita (2012)
Essa série dinamarquesa de comédia dramática, criada por Christian Torpe (O Nevoeiro), é uma produção original da Netflix e narra a história da personagem-título, uma professora irônica, impulsiva e cheia de atitude, que enfrenta o sistema escolar com métodos nada convencionais. No entando, fora da sala de aula, sua vida é uma verdadeira bagunça. Com cinco temporadas até o momento, a obra tem seu elenco composto por Mille Dinesen (A Epidemia Zumbi) e Lise Baastrup (Marcha Atlética). Sobre a repercussão, Rita tem nota 8.1 no agregador IMDb.
Rita é uma série dinamarquesa de comédia dramática criada por Christian Torpe
Divulgação/Netflix
10. Areia Movediça (2019)
E para completar essa lista de séries nórdicas em grande estilo, não poderíamos deixar de citar esse drama sueco. Protagonizado por Hanna Ardéhn (Tabitas Tattoo) e Felix Sandman (Namorado de Natal), o enredo se passa em uma escola de elite da Suécia, que acaba sofrer um tiroteio e massacre brutal de alunos. E a principal suspeita do crime é Maja Norberg, uma jovem que é presa e que, durante o julgamento, tem segredos sobre seu relacionamento com Sebastian e sua vida familiar expostos. Presente na Netflix, a série Areia Movediça tem nota 7.4 no IMDb e aprovação de 74% do público na plataforma Rotten Tomatoes.
A série Areia Movediça é protagonizada por Hanna Ardéhn e Felix Sandman
Divulgação/Netflix
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
📽️Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Saiba Mais
Initial plugin text