A Nintendo possui muitos triunfos, mas é inegável que o maior deles é deixar a criatividade de Shigeru Miyamoto guiá-los na direção do grande sucesso que fizeram nas últimas décadas. O pai da franquia Mario Bros., Donkey Kong, The Legend of Zelda e vários outros títulos é uma verdadeira lenda no mundo dos games e um ídolo para muitos desenvolvedores.
- 10 jogos que definiram o Super Nintendo
- Mega Drive ou Super Nintendo: qual foi mais popular no Brasil nos anos 1990?
Em suas mãos não estão apenas os maiores hits da Big N, mas também o alto número de vendas das principais plataformas da companhia. Seja ele mesmo criando os projetos ou ajudando grandes franquias a se tornarem colossos na indústria gaming, o homem é uma lenda viva.
Celebrando o trabalho de Shigeru Miyamoto, nós do Canaltech selecionamos os 10 melhores jogos em que o desenvolvedor colocou suas mãos. Se prepare para uma viagem no tempo e ver o que o produtor continua aprontando na Nintendo na lista abaixo:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Super Mario Kart
Revolucionando o gênero de corrida e trazendo seus maiores ícones para as pistas, Super Mario Kart surgiu em 1992 e se tornou uma franquia tão longeva e bem-sucedida que seu último game — Mario Kart World — foi o carro-chefe do lançamento do Nintendo Switch 2 em 2025.
Ele foi o produtor do jogo original de Super Nintendo, ajudando a Big N a aplicar tecnologias inovadoras na época como o Mode 7. O resultado disso foi o pontapé inicial neste gênero, que gerou diversas cópias ao longo dos anos que viriam (com personagens da Nickelodeon, Crash, Sonic e vários outros).
9. Super Mario 64
Super Mario 64 foi lançado junto ao Nintendo 64 em 1996, apresentando pela primeira vez como seria uma aventura do bigodudo em cenários 3D. O diretor e produtor Shigeru Miyamoto foi responsável por essa revolução, que ajudou a definir os padrões que seriam repetidos por toda a indústria gaming.
O gênero no formato tridimensional era uma área até então pouco explorada, mas ele não se intimidou e trouxe não apenas uma das maiores aventuras do Mario, mas também um dos jogos mais celebrados em toda a história da Big N.
8. Pokémon Red & Pokémon Blue
Ainda que Shigeru Miyamoto não seja o criador de Pokémon, seu trabalho como produtor que elevou os padrões dos jogos originais da franquia e causou a febre dos monstros de bolso nos anos 1990. A Game Freak passava por dificuldades com o projeto e foi o apoio dele que permitiu o lançamento dos dois títulos no Game Boy em 1996.
O desenvolvedor garantiu o apoio da Nintendo ao projeto, assim como participou ativamente de seu crescimento — inclusive, foi sua a ideia de dividir o game em duas versões, com criaturas diferentes em cada uma e que poderiam ser trocadas através do Cabo Link. Pela sua contribuição, o criador da franquia, Satoshi Tajiri, nomeou o rival do protagonista de “Shigeru”.
7. Wii Sports
Entre os melhores jogos feitos por Shigeru Miyamoto, temos também o terceiro game mais vendido de toda a história da indústria gaming: Wii Sports. Disponibilizado com o Nintendo Wii em 2006, ele mostrava ao público e desenvolvedores como os controles por movimento funcionam — o que abriu as portas para um futuro cheio de títulos do gênero.
É curioso notar que o jogo nem tinha um escopo tão extenso, trazendo apenas cinco esportes: boxe, boliche, golfe, baseball e tênis. Porém, apenas isso e o trabalho do produtor geral (que incluía a criação de Miis) foram os responsáveis por milhares de horas de diversão entre o público com seus amigos e familiares.
6. Captain Toad: Treasure Tracker
Apesar de não ser tão bem-sucedido quanto os demais títulos dessa lista, Shigeru Miyamoto atuou como produtor geral de Captain Toad: Treasure Tracker em 2013 e trouxe uma das experiências mais maduras de sua carreira. Baseado em um modo presente em Super Mario 3D World, aqui vemos diversos quebra-cabeças com Toad e seus amigos.
Extremamente inteligente e munido com desafios que envolvem ponto de vista e astúcia, o jogo é uma das experiências mais divertidas do Nintendo Wii U e que foi portada nos últimos anos para o Switch (e, de quebra, tem update grátis para o Switch 2). Mesmo não sendo popular como seus “irmãos”, ele mostra que o lendário produtor continua afiadíssimo nos dias atuais.
5. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Após avançar bastante com a franquia The Legend of Zelda através das gerações, Shigeru Miyamoto tinha como principal objetivo fazer com Link o que fez com Mario no Nintendo 64: trazer o personagem de uma forma aprimorada para o mundo 3D. E ele não apenas conseguiu, como também gerou o título mais bem-avaliado de toda a indústria gaming.
Atuando como supervisor e produtor de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado em 1998, ele pavimentou o caminho para uma imensa legião de fãs conhecerem seu universo. Os embates clássicos contra os chefões, as viagens no tempo, a forma como uma linha impacta a outra são apenas exemplos do que funcionou muito bem e se tornou tão icônico no coração do público.
4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
E quando falamos em elevar a franquia de Link para outro patamar, Shigeru Miyamoto não acertou apenas uma vez. Quando The Legend of Zelda: Breath of the Wild chegou em 2017, o produtor basicamente reinventou os jogos de mundo aberto com diversas mecânicas que tornavam a jornada mais divertida e cheia de nuances.
Após vermos inúmeras aventuras e RPGs do gênero, ele e a Nintendo trouxeram um sistema de temperatura e físicas que enriqueceram ainda mais a narrativa, que não exigia milhões de ícones pipocando no seu mapa. Sua trama, personagens e a forma como todo universo se apresentou também fizeram dela uma das suas maiores obras-primas.
3. Donkey Kong
Após o fracasso da Nintendo com o fliperama Radar Scope, eles tinham de tirar um coelho na cartola para recuperar seu prejuízo. E o projeto ficou nas mãos de Shigeru Miyamoto, que assinou pela primeira vez como game designer e diretor no projeto que trouxe Donkey Kong à vida em 1981.
Inspirado em contos de fada como A Bela e a Fera e obras como Popeye e King Kong, vimos título de plataforma em que o símio mais amado da Big N leva Pauline para o topo de uma torre — enquanto joga barris em Jumpman (que viria a ser conhecido posteriormente como Mario). Com um sucesso certeiro, estes personagens se tornaram verdadeiros ícones dos games.
2. Super Mario Bros.
Não satisfeito em botar Mario para salvar Pauline das garras de Donkey Kong, Shigeru Miyamoto criou um dos melhores jogos de toda a indústria gaming. Em 1985 surgiu Super Mario Bros., ao lado do primeiro console de mesa da Nintendo (o clássico Nintendinho), com um jogo de plataforma side-scroller completo e que definiu todo o gênero a partir daquele ponto.
No projeto, Miyamoto já assinou como diretor, produtor e game designer — o que permitiu ter a sua visão completa de como deveria ser a aventura dentro do videogame. Este é o oitavo jogo mais vendido de todos os tempos, o que mostra a força daquilo que criou e ditou como veríamos o herói nas décadas que viriam a seguir.
1. Super Mario World
Se Super Mario Bros. foi a sua obra-prima, Super Mario World é um aprimoramento muito bem-vindo a todas mecânicas que foram criadas no NES. Lançado no Super Nintendo em 1990, o título se tornou uma grande referência entre os jogos 2D e abriu ainda mais as portas para o “Universo Mario” que tomou as plataformas dali em diante.
Vale notar que as melhorias foram as mais diversas possíveis, desde o uso do poder total do SNES até mesmo a introdução de Yoshi como personagem jogável (com mecânicas e gameplay próprios, algo até então inédito no formato). Este foi o grande ápice da carreira de Shigeru Miyamoto, que ecoa até os dias atuais de várias formas.
Os jogos de Shigeru Miyamoto
Seja de forma direta ou indireta, Shigeru Miyamoto é uma verdadeira força da natureza dentro da indústria gaming. Uma lenda viva, ele criou experiências que não apenas se tornaram marcantes para os fãs, como ajudaram a estabelecer todos os pilares que os demais se apoiam nos últimos 40 anos.
Entre os melhores jogos feitos ou auxiliados por Shigeru Miyamoto, temos:
- Super Mario World
- Super Mario Bros.
- Donkey Kong
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time
- Captain Toad: Treasure Tracker
- Wii Sports
- Pokémon Red & Pokémon Blue
- Super Mario 64
- Super Mario Kart
Leia também no Canaltech:
- Criador de Minecraft reforça apoio à pirataria nos jogos
- Donkey Kong Bananza terá modo cooperativo e promete grande aventura
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild – Edição Nintendo Switch 2 vale a pena?
Leia a matéria no Canaltech.