10 melhores jogos feitos por Shigeru Miyamoto

A Nintendo possui muitos triunfos, mas é inegável que o maior deles é deixar a criatividade de Shigeru Miyamoto guiá-los na direção do grande sucesso que fizeram nas últimas décadas. O pai da franquia Mario Bros., Donkey Kong, The Legend of Zelda e vários outros títulos é uma verdadeira lenda no mundo dos games e um ídolo para muitos desenvolvedores.

Em suas mãos não estão apenas os maiores hits da Big N, mas também o alto número de vendas das principais plataformas da companhia. Seja ele mesmo criando os projetos ou ajudando grandes franquias a se tornarem colossos na indústria gaming, o homem é uma lenda viva. 

Celebrando o trabalho de Shigeru Miyamoto, nós do Canaltech selecionamos os 10 melhores jogos em que o desenvolvedor colocou suas mãos. Se prepare para uma viagem no tempo e ver o que o produtor continua aprontando na Nintendo na lista abaixo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Super Mario Kart

Imagem de Super Mario Kart
Super Mario Kart foi uma aposta certeira (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Revolucionando o gênero de corrida e trazendo seus maiores ícones para as pistas, Super Mario Kart surgiu em 1992 e se tornou uma franquia tão longeva e bem-sucedida que seu último game — Mario Kart World — foi o carro-chefe do lançamento do Nintendo Switch 2 em 2025

Ele foi o produtor do jogo original de Super Nintendo, ajudando a Big N a aplicar tecnologias inovadoras na época como o Mode 7. O resultado disso foi o pontapé inicial neste gênero, que gerou diversas cópias ao longo dos anos que viriam (com personagens da Nickelodeon, Crash, Sonic e vários outros). 

9. Super Mario 64 

Imagem de Super Mario 64
Super Mario 64 fez história nos jogos de plataforma 3D (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Super Mario 64 foi lançado junto ao Nintendo 64 em 1996, apresentando pela primeira vez como seria uma aventura do bigodudo em cenários 3D. O diretor e produtor Shigeru Miyamoto foi responsável por essa revolução, que ajudou a definir os padrões que seriam repetidos por toda a indústria gaming. 

O gênero no formato tridimensional era uma área até então pouco explorada, mas ele não se intimidou e trouxe não apenas uma das maiores aventuras do Mario, mas também um dos jogos mais celebrados em toda a história da Big N. 

8. Pokémon Red & Pokémon Blue

Imagem de Pokémon Red
Sem Shigeru Miiyamoto, Pokémon não seria a febre que vimos nos anos 1990 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Ainda que Shigeru Miyamoto não seja o criador de Pokémon, seu trabalho como produtor que elevou os padrões dos jogos originais da franquia e causou a febre dos monstros de bolso nos anos 1990. A Game Freak passava por dificuldades com o projeto e foi o apoio dele que permitiu o lançamento dos dois títulos no Game Boy em 1996.

O desenvolvedor garantiu o apoio da Nintendo ao projeto, assim como participou ativamente de seu crescimento — inclusive, foi sua a ideia de dividir o game em duas versões, com criaturas diferentes em cada uma e que poderiam ser trocadas através do Cabo Link. Pela sua contribuição, o criador da franquia, Satoshi Tajiri, nomeou o rival do protagonista de “Shigeru”. 

7. Wii Sports

Imagem de Wii Sports
Wii Sports definiu toda uma geração de gamers (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Entre os melhores jogos feitos por Shigeru Miyamoto, temos também o terceiro game mais vendido de toda a história da indústria gaming: Wii Sports. Disponibilizado com o Nintendo Wii em 2006, ele mostrava ao público e desenvolvedores como os controles por movimento funcionam — o que abriu as portas para um futuro cheio de títulos do gênero.

É curioso notar que o jogo nem tinha um escopo tão extenso, trazendo apenas cinco esportes: boxe, boliche, golfe, baseball e tênis. Porém, apenas isso e o trabalho do produtor geral (que incluía a criação de Miis) foram os responsáveis por milhares de horas de diversão entre o público com seus amigos e familiares.

6. Captain Toad: Treasure Tracker 

Apesar de não ser tão bem-sucedido quanto os demais títulos dessa lista, Shigeru Miyamoto atuou como produtor geral de Captain Toad: Treasure Tracker em 2013 e trouxe uma das experiências mais maduras de sua carreira. Baseado em um modo presente em Super Mario 3D World, aqui vemos diversos quebra-cabeças com Toad e seus amigos.

Extremamente inteligente e munido com desafios que envolvem ponto de vista e astúcia, o jogo é uma das experiências mais divertidas do Nintendo Wii U e que foi portada nos últimos anos para o Switch (e, de quebra, tem update grátis para o Switch 2). Mesmo não sendo popular como seus “irmãos”, ele mostra que o lendário produtor continua afiadíssimo nos dias atuais.

5. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Imagem de The Legend of Zelda: Ocarina of Time
The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um clássico instantâneo (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Após avançar bastante com a franquia The Legend of Zelda através das gerações, Shigeru Miyamoto tinha como principal objetivo fazer com Link o que fez com Mario no Nintendo 64: trazer o personagem de uma forma aprimorada para o mundo 3D. E ele não apenas conseguiu, como também gerou o título mais bem-avaliado de toda a indústria gaming.

Atuando como supervisor e produtor de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado em 1998, ele pavimentou o caminho para uma imensa legião de fãs conhecerem seu universo. Os embates clássicos contra os chefões, as viagens no tempo, a forma como uma linha impacta a outra são apenas exemplos do que funcionou muito bem e se tornou tão icônico no coração do público.

4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild 

E quando falamos em elevar a franquia de Link para outro patamar, Shigeru Miyamoto não acertou apenas uma vez. Quando The Legend of Zelda: Breath of the Wild chegou em 2017, o produtor basicamente reinventou os jogos de mundo aberto com diversas mecânicas que tornavam a jornada mais divertida e cheia de nuances.

Após vermos inúmeras aventuras e RPGs do gênero, ele e a Nintendo trouxeram um sistema de temperatura e físicas que enriqueceram ainda mais a narrativa, que não exigia milhões de ícones pipocando no seu mapa. Sua trama, personagens e a forma como todo universo se apresentou também fizeram dela uma das suas maiores obras-primas.

3. Donkey Kong 

Imagem de Donkey Kong
Antes de Bananza, havia Jumpman, Pauline e Donkey Kong com barris (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Após o fracasso da Nintendo com o fliperama Radar Scope, eles tinham de tirar um coelho na cartola para recuperar seu prejuízo. E o projeto ficou nas mãos de Shigeru Miyamoto, que assinou pela primeira vez como game designer e diretor no projeto que trouxe Donkey Kong à vida em 1981.

Inspirado em contos de fada como A Bela e a Fera e obras como Popeye e King Kong, vimos título de plataforma em que o símio mais amado da Big N leva Pauline para o topo de uma torre — enquanto joga barris em Jumpman (que viria a ser conhecido posteriormente como Mario). Com um sucesso certeiro, estes personagens se tornaram verdadeiros ícones dos games. 

2. Super Mario Bros.

Imagem de Super Mario Bros.
Super Mario Bros. é a obra-prima de Shigeru Miyamoto (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Não satisfeito em botar Mario para salvar Pauline das garras de Donkey Kong, Shigeru Miyamoto criou um dos melhores jogos de toda a indústria gaming. Em 1985 surgiu Super Mario Bros., ao lado do primeiro console de mesa da Nintendo (o clássico Nintendinho), com um jogo de plataforma side-scroller completo e que definiu todo o gênero a partir daquele ponto.

No projeto, Miyamoto já assinou como diretor, produtor e game designer — o que permitiu ter a sua visão completa de como deveria ser a aventura dentro do videogame. Este é o oitavo jogo mais vendido de todos os tempos, o que mostra a força daquilo que criou e ditou como veríamos o herói nas décadas que viriam a seguir. 

1. Super Mario World

Imagem de Super Mario World
Super Mario World foi um dos melhores jogos já produzidos pela Nintendo (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Se Super Mario Bros. foi a sua obra-prima, Super Mario World é um aprimoramento muito bem-vindo a todas mecânicas que foram criadas no NES. Lançado no Super Nintendo em 1990, o título se tornou uma grande referência entre os jogos 2D e abriu ainda mais as portas para o “Universo Mario” que tomou as plataformas dali em diante.

Vale notar que as melhorias foram as mais diversas possíveis, desde o uso do poder total do SNES até mesmo a introdução de Yoshi como personagem jogável (com mecânicas e gameplay próprios, algo até então inédito no formato). Este foi o grande ápice da carreira de Shigeru Miyamoto, que ecoa até os dias atuais de várias formas.

Os jogos de Shigeru Miyamoto

Seja de forma direta ou indireta, Shigeru Miyamoto é uma verdadeira força da natureza dentro da indústria gaming. Uma lenda viva, ele criou experiências que não apenas se tornaram marcantes para os fãs, como ajudaram a estabelecer todos os pilares que os demais se apoiam nos últimos 40 anos.

Entre os melhores jogos feitos ou auxiliados por Shigeru Miyamoto, temos: 

  • Super Mario World
  • Super Mario Bros.
  • Donkey Kong
  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • Captain Toad: Treasure Tracker
  • Wii Sports
  • Pokémon Red & Pokémon Blue
  • Super Mario 64
  • Super Mario Kart

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.