Os 10 melhores aplicativos de trânsito para Android e iPhone (iOS) incluem serviços como Moovit, Lá Vem o Ônbus e Cittamobi, além dos amplamente conhecidos Google Maps e Waze. Entre os principais atrativos dessas plataformas estão a atualização do trânsito em tempo real, trajetos alternativos e horários de chegada e partida de linhas de ônibus disponíveis na região. Muitos usuários aderiram aos softwares para se deslocarem melhor pelas suas respectivas cidades. Mas, com tantas opções disponíveis, qual app é o melhor?
Pensando nisso, o TechTudo reuniu as dez principais opções de aplicativos de trânsito e explica, detalhadamente, as vantagens, desvantagens e o funcionamento de cada uma para ajudar você a decidir qual é a melhor. Os aplicativos serão listados em ordem com base na medidas das notas de avaliação na App Store e na Google Play Store. A seguir, entenda os critérios utilizados e conferira a lista completa.
🔎 Usa carro? 7 apps indispensáveis para o dia a dia de motoristas
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
10 melhores aplicativos de trânsito para Android e iPhone (iOS)
Reprodução/Shutterstock
📝 Uber ou 99: qual o melhor app de transporte? Confira no Fórum do TechTudo
Entenda critérios para definir os 10 melhores apps de trânsito
Recursos: comparação entre as diferentes funções disponíveis em cada aplicativo;
Segurança: análise das funções de segurança de dados que cada app oferece;
Interface: considera se a usabilidade dos apps é simples e se o acesso às funções é fluido;
Inovação: como cada um dos app traz novas funções a partir daquelas já disponíveis;
Feedback dos usuários: procura entender a opinião dos usuários sobre os apps. Serão consideradas comentários em redes sociais e também nas lojas de apps, como Google Play Store e App Store.
1. POP Move
O POP Move é considerado, pelo menos na avaliação dos usuários, o melhor aplicativo de mobilidade urbana do país — com média de 4,9 nas avaliações da Google Play Store e App Store. Voltado para moradores de cidades do interior e regiões onde as maiores plataformas não atuam, o POP Move oferece transporte em veículos confortáveis, divididos em três categorias (econômica, luxo e carro para grupos), além de tarifas mais acessíveis em comparação às principais prestadoras de serviço do setor.
As corridas podem ser pagas via Pix, cartão de crédito ou PayPal. Gratuito para download, o aplicativo conta ainda com sistema de cashback, cupons de desconto e suporte ao cliente 24 horas. Alguns usuários, no entanto, apontam a ausência de determinadas funcionalidades — sendo a falta de um mapa em modo satélite a principal delas.
Pop Move é o app de trânsito mais bem avaliado entre os usuários
Reprodução/App Store
2. Planejador de Rotas do Circuit
Com nota média de 4,7, o Planejador de Rotas do Circuit é o segundo aplicativo mais bem avaliado pelos usuários. Diferente dos demais apps desta lista, seu funcionamento é voltado para entregadores, motoristas autônomos e pessoas que precisam percorrer rotas com múltiplas paradas.
Na versão gratuita, é possível adicionar até 10 destinos e acessar informações como estimativas de tempo, definição de prioridades, reorganização de paradas e integração com Google Maps e Waze para encontrar os melhores trajetos.
Em termos de interface, o aplicativo é intuitivo e totalmente personalizável. Entre suas funcionalidades, está a possibilidade de importar dados via planilhas, comandos por voz ou códigos QR. Para quem possui um pequeno negócio de entregas, o app pode ajudar a economizar tempo e combustível. Por outro lado, há relatos negativos sobre as limitações da versão gratuita e o alto consumo de bateria do celular. Outra crítica recorrente é a ausência de uma versão web, o que dificulta planejamentos mais robustos.
App planejador é indicado para usuários que transitam por rotas definidas
Reprodução/Aptoide
3. Cittamobi
Terceiro aplicativo mais bem avaliado pelos usuários nas lojas oficiais (nota média de 4,55), o Cittamobi está presente em mais de 350 cidades brasileiras. Além das funções básicas — como acompanhar o trajeto dos ônibus e favoritar as linhas mais utilizadas — o serviço permite carregar o cartão de transporte diretamente pelo app.
Recentemente, a interface foi reformulada e ganhou um visual mais moderno e intuitivo. Ainda assim, alguns usuários apontam dificuldades para diferenciar as rotas de ida e volta, além da ausência de alertas. Outro ponto negativo, segundo comentários, é a presença de dados incompletos em regiões com infraestrutura limitada.
Cittamobi está presente em mais de 350 cidades brasileiras
Reprodução/Cittamobi
4. Waze
Apontado como um dos principais rivais do Google Maps, o Waze tem foco na navegação dinâmica baseada em dados atualizados em tempo real. Alimentado pelas contribuições dos próprios usuários, o aplicativo oferece alertas sobre acidentes, radares, bloqueios, lentidão no trânsito e outros eventos que possam impactar o percurso.
O serviço prioriza rotas mais rápidas e sugere alternativas em caso de impedimentos no tráfego. Gratuito, o Waze é elogiado por ser eficiente, mas apresenta pontos negativos — como o alto consumo de bateria e dados móveis, além de possíveis imprecisões dependendo da qualidade da conexão com a internet. Com nota média de 4,5, é um dos aplicativos de navegação mais bem avaliados nas lojas oficiais.
Waze tem foco na navegação dinâmica
Anna Kellen Bull/TechTudo
5. Urbano Norte
Com avaliação média de 4,45 pelos usuários, o Urbano Norte é um aplicativo 100% brasileiro que conecta passageiros e motoristas parceiros em mais de 180 cidades, com forte presença na região Norte. Totalmente gratuito, o app oferece uma interface simples, com navegação direta e funcional. O preço atrativo de alguns trajetos é um dos principais diferenciais da plataforma — é possível realizar corridas a partir de R$ 7. Além disso, o Urbano Norte promove ações promocionais frequentes nas redes sociais.
Seu funcionamento apresenta, em certos aspectos, mais vantagens que o Uber: o usuário pode escolher o tipo de veículo, acompanhar a corrida em tempo real, selecionar motoristas por gênero e transportar animais de estimação. Por outro lado, alguns usuários relatam falhas no rastreamento dos trajetos e limitações pontuais em determinadas cidades, dependendo da região.
Urbano Norte tem forte presente na região norte do país
Reprodução/Urbano Norte
6. Lá Vem o Ônibus
Considerado por muitos como o melhor aplicativo para acompanhar ônibus, o Lá Vem o Ônibus possui uma média de avaliação de 4,4 entre os usuários. Voltado para quem depende do transporte público, o app permite monitorar a movimentação de ônibus nas principais cidades e capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília.
Com interface intuitiva e navegação simples, o aplicativo oferece ferramentas de busca por linha, veículo específico, trajeto no mapa, paradas e horários. Gratuito, o Lá Vem o Ônibus não exige cadastro com e-mail para liberar o uso das funcionalidades básicas.
De acordo com os usuários, seus principais pontos positivos são a ampla cobertura e a precisão nas informações. No entanto, há reclamações relacionadas à atualização dos dados pelas prefeituras e à dependência do GPS instalado nos ônibus para o fornecimento de informações em tempo real.
Lá Vem o Ônibus é gratuito e não precisa de login para acessar
Reprodução/App Store
7. Radarbot: Avisador de Radares
Como o próprio nome sugere, o Radarbot: Avisar de Radares é um aplicativo especializado em alertas de radares e zonas de risco. Alimentado por dados compartilhados por outros usuários, o app oferece informações em tempo real sobre radares fixos, móveis e câmeras de fiscalização. Por não oferecer uma navegação tão completa quanto o Google Maps ou o Waze, o Radarbot costuma ser utilizado como complemento — funcionando em segundo plano, o que permite o uso simultâneo de outros aplicativos de GPS.
Gratuito, o app também possui uma versão Pro que inclui recursos adicionais, como mapas em 3D e integração com outros sistemas de navegação. Apesar da popularidade, há uma polêmica sobre seu funcionamento. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido interferir no funcionamento dos radares de fiscalização. O Radarbot, porém, apenas informa a localização dos equipamentos, sem agir diretamente para impedir seu funcionamento.
Radarbot faz alerta sobre radares de fiscalização
Reprodução/App Store
8. Moovit
Voltado para quem depende do transporte público, o Moovit tem média de avaliação 4,0 nas lojas de aplicativos. Presente em mais de três mil cidades brasileiras, o app oferece informações em tempo real sobre ônibus, metrôs, trens, bicicletas e serviços de transporte sob demanda.
Com interface moderna e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, o Moovit permite favoritar rotas, consultar horários e configurar alertas personalizados. Apesar de gratuito, o aplicativo possui uma versão premium (Moovit+), que dá acesso a funcionalidades avançadas.
Entre os principais pontos negativos apontados pelos usuários estão o excesso de propagandas, a limitação de dados em cidades menores e a dependência de informações fornecidas por órgãos públicos, que nem sempre são atualizadas.
Moovit oferece em tempo real informações sobre o transporte público
Letícia Merotto/TechTudo
9. Google Maps
Embora tenha uma nota média considerada baixa (4) nas lojas de aplicativos, o Google Maps é o app de navegação mais popular do mundo. Gratuito e integrado ao ecossistema do Google, o serviço oferece mapas atualizados em tempo real, com informações de trânsito, transporte público, estabelecimentos comerciais, restaurantes e imagens de satélite.
Com interface intuitiva e visual limpo, uma das principais vantagens do Google Maps é o Street View, que permite visualizar locais em 360 graus. Além de traçar rotas para carros, o serviço também fornece estimativas de tempo e os melhores trajetos para transporte público (ônibus, metrô, trem etc.), bicicletas e pedestres.
Por ser bastante completo, o Maps pode consumir muita bateria e dados móveis, já que depende de atualizações constantes para manter as informações em tempo real. Entre os principais pontos negativos apontados pelos usuários estão questões relacionadas à coleta de dados e privacidade.
Google Maps é o app de trânsito mais popular do mundo
Arte/TechTudo
10. Bike Itaú
Para quem prefere se locomover pedalando, o aplicativo Bike Itaú é uma alternativa que, embora leve a marca de um banco, não exige que os usuários sejam correntistas para utilizar o serviço. Gratuito, o app permite alugar bicicletas por meio de planos diários, mensais ou avulsos para trajetos curtos — acessíveis por código QR ou numérico.
Disponível em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife, o serviço é considerado eficiente, mas também recebe críticas. Entre as principais queixas estão problemas de manutenção nos equipamentos, falhas no aplicativo e estações temporariamente inoperantes — fatores que ajudam a explicar a média de avaliação de 3,75, considerada baixa em comparação aos demais apps listados.
Bike Itaú permite alugar bicicletas que ficam espalhadas pela cidade
Reprodução/App Store
Com informações de POP Move, Planejador de Rotas do Circuit, Cittamobi, Waze, Urbano Norte, Lá vem o ônibus, Radorbot: Avisador de Radares, Moovit, Google Maps, Bike Itaú, Google Play Store e App Store
Mais do TechTudo
Veja também: Renault Boreal chega com Google Assistente nativo e sistema de som poderoso
Renault Boreal chega com Google Assistente nativo e sistema de som poderoso