O Atari 2600 pode ser um dinossauro no mundo dos games, mas se temos uma indústria como vemos hoje, foi graças a este console de mesa ter sido pioneiro em diversos conceitos com o objetivo de te divertir.
Muitas franquias e ideias surgiram no Atari 2066, apresentando ao mundo todo o potencial que os videogames tinham no mercado — uma década antes do Nintendinho, Master System e outros gigantes do ramo.
Prontos ou não para a viagem no tempo, caros leitores, hoje o Canaltech lista os 10 jogos que definiram o Atari 2600 e o que trouxeram de interessante para toda a geração.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Pac-Man
Mesmo se mostrando inferior à versão de fliperamas, Pac-Man de Atari 2600 representou uma verdadeira força a ser considerada. Não é para menos que ele foi o título mais vendido da plataforma — o que traz dados até curiosos sobre a sua produção.
A Atari fabricou mais cartuchos do que existiam unidades do próprio console, com a crença de que não haveria um jogador com o videogame que não quisesse jogá-lo (com base em seu sucesso nos fliperamas). O resultado disso foram robustas 8 milhões de unidades vendidas.
9. Solaris
Em 1986, Solaris encantou o público por trazer a simulação de elementos tridimensionais em um console 8-bit. Vale notar que nem o Super Nintendo e o Mega Drive (com seus 16-bit) conseguiram recriar gráficos 3D sem muletas — via o Super FX — para ter uma noção do seu peso.
E não eram apenas gráficos superiores, mas também um gameplay fluído, diversos planetas para explorar e múltiplos inimigos. Isso elevou a experiência e mostrou que era possível fazer mais com “pouco”.
8. Star Raiders
Periféricos sempre existiram nos mais diversos consoles de mesa, mas Star Raiders — lançado em 1982 — foi responsável por trazer um controle no formato de teclado numérico para gerar funções complexas como se movimentar pelo mapa, usar o scanner, ativar escudos e outras ações.
Ele era um simulador espacial tão completo (e em primeira pessoa) que impressionava por ter sido produzido para o Atari 2600. Com uma vasta imersão e uma forma única de se jogar, ele ajudou a definir toda a geração.
7. Cosmic Ark
Em 1982, a Imagic trouxe duas experiências dentro de Cosmic Ark, um feito inédito e que impactou todos que testavam a aventura. Nesta época, o público via o mesmo gameplay do início ao fim, mas trazer mudanças conforme avança elevou os padrões e criou um novo patamar.
Na primeira fase, você controlava uma nave-mãe alienígena que tinha de se defender de asteroides — no maior estilo Space Invaders. Na segunda, você teria sob seu comando uma nave menor, com o objetivo de abduzir animais (o que exigia uma maior precisão nos controles).
6. Donkey Kong
Ué, um jogo da Nintendo em outros consoles? Antes da Big N ser relevante no mercado dos videogames, ela tinha lançado Donkey Kong nos fliperamas e um port dele chegou também ao Atari 2600 — o que fez um sucesso estrondoso nos anos 1980.
Com 4,1 milhões de unidades vendidas, ele foi um dos games mais populares da plataforma e apresentou aos fãs Jumpman (Mario), The Lady (Pauline) e DK: que viriam a se tornar grandes lendas dentro desta indústria.
5. River Raid
Gerar cenários de forma procedural não era uma programação comum nos anos 1980, mas o Atari 2600 permitiu que este salto fosse visto e não teve um jogo que usou melhor a ferramenta que River Raid. Isso trazia partidas únicas e um algoritmo de aumento de dificuldade conforme o seu avanço.
Mais do que isso, o jogo revolucionou o mercado por ter sido um dos primeiros desenvolvidos por uma programadora: Carol Shaw. Se hoje isto segue difícil de ser visto, imagine como era a mais de 40 anos — mesmo assim, não sabendo que era impossível, ela foi lá e fez.
4. Space Invaders
Um sucesso nos fliperamas, em 1980 o jogo Space Invaders chegou ao Atari 2600 e replicou uma experiência fiel dentro do console de mesa. Ou seja, o público tinha em casa algo tão divertido quanto os demais viam nos arcades.
O programador Rick Maurer trouxe os ataques das hordas de alienígenas com 112 variações, como as mudanças de velocidade, tipo de tiro e foi criativo para adicionar alguns recursos: como é o caso dos escudos móveis, o que adicionou um grande fator replay ao game.
3. E.T. The Extra-Terrestrial
Nem todas as inovações vieram para o bem do console da Atari, com E.T. The Extra-Terrestrial comprovando que também dá para se definir uma experiência através de suas maiores falhas.
Licenciado para replicar nos games o que era visto no filme de Steven Spielberg, o jogo foi um dos maiores fracassos deste mercado. Com mecânicas ruins e fases frustrantes, ele vendeu mal, teve suas fitas enterradas no deserto do Novo México e afundou de vez a Atari.
2. Adventure
Lar de muitas ideias diferentes, o Atari 2600 foi um verdadeiro palco de testes para a indústria gaming. E Warren Robinett foi um dos que mais explorou o “desconhecido”. Em 1980, Adventure trazia múltiplos cenários interconectados, um inventário e inimigos com comportamentos distintos.
Se você leu o livro ou assistiu ao filme Jogador nº1, lembrará do último teste que envolvia justamente esta experiência. Ela é globalmente conhecida por ter sido o primeiro game a trazer um easter-egg — que era uma porta secreta que mostrava o nome de quem criou aquele jogo. Totalmente genial.
1. Pitfall
Em 1982, o designer David Crane (fundador da Activision) trouxe ao mundo Pitfall com uma proposta muito diferente dos demais títulos. Afinal de contas, qual deles apresentava mais de 250 telas interconectadas?
Vamos ser honestos, muitos deles sequer passavam de uma. Seu destaque técnico foi além, com a criação de uma selva de forma procedural (como os roguelites) e técnicas que uniam o seu personagem e os inimigos na mesma tela — algo teoricamente impossível no hardware do Atari 2600.
Legado do Atari 2600
Marcando a infância de muitos, o Atari 2600 criou experiências que se tornaram emblemáticas e acompanham uma boa parcela dos jogadores — seja diretamente ou indiretamente (se foi diretamente no seu caso, é bom marcar um check-up médico, só por precaução).
Entre os 10 jogos que definiram a experiência de jogar e se divertir com o antigo console, estão:
- Pitfall
- Adventure
- E.T. The Extra-Terrestrial
- Space Invaders
- River Raid
- Donkey Kong
- Cosmic Ark
- Star Raiders
- Solaris
- Pac-Man
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos mais vendidos da história
- O que foi a Guerra de Consoles nos anos 1990?
- Por que o Nintendinho é o console mais importante da história dos videogames?
Leia a matéria no Canaltech.