É na madruga que os espectadores poderão assistir de forma mais atenta e contemplativa produções complexas como A Árvore da Vida, Tenet e Estou Pensando em Acabar com Tudo A madrugada é um momento perfeito para assistir focado filmes complexos e compreender melhor a narrativa de produções profundas. Sem barulhos externos e com um grande silêncio, os assinantes de plataformas como Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video e YouTube, poderão disfrutar de horas de contemplação ao assistirem filmes como A Árvore da Vida (2011), Tenet (2020) e Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020), títulos considerados enigmáticos demais para o público convencional.
Se você é do tipo de cinéfilo que dispõe de muitas horas vagas sem dormir na madruga, o TechTudo preparou para você uma lista com 10 produções que precisam do silêncio da meia-noite para serem melhor compreendidas. Em cada dica há informações sobre elenco, enredo, onde assistir e notas do público e crítica no Rotten Tomatoes e IMDb.
🎬12 filmes de aventura para assistir com a família
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O Grande Truque acompanha a rivalidade entre dois mágicos
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Se você tem uma madrugada livre, aproveite para assistir atentamente esses filmes abaixo.
Tenet (2020)
Cidade dos Sonhos (2001)
A Árvore da Vida (2011)
Coerência (2013)
Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020)
A Origem (2010)
Donnie Darko (2001)
O Grande Truque (2006)
The Lighthouse (2019)
O Homem Duplicado (2013)
1. Tenet (2020)
O “vai e volta” narrativo criado pelo diretor Christopher Nolan em Tenet fez muitos espectadores perderem a noção de sentido sobre a proposta do filme. O enredo acompanha um agente secreto que é escalado para uma missão altamente perigosa, onde ele deve impedir os planos de um terrorista capaz de alterar o fluxo do tempo. Baseado nisso, quem assistir o longa pode ficar confuso com alguns loops temporais que cobrarão um olhar bastante atento.
O título estrelado por John David Washington (Amsterdam), Robert Pattinson (Batman), Kenneth Branagh (Assassinato no Expresso Oriente) e Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia 3) está disponível na HBO Max. Entre o público, o longa conquistou nota 7,3 no IMDb; já no Rotten, a aprovação foi de 69% entre a crítica.
Em Tenet, um espião deve recuperar uma tecnologia capaz de alterar a ordem do tempo
Reprodução/IMDb
2. Cidade dos Sonhos (2001)
Assistir filmes do diretor David Lynch (Duna de 1984) não é tarefa fácil, uma vez que suas histórias surrealistas costumam confundir a cabeça dos menos experientes em sua filmografia. Em Cidade dos Sonhos, conhecemos Betty, uma atriz que se muda para Los Angeles buscando oportunidades, e Rita, que ficou desmemoriada depois que sofreu um acidente de carro. Betty decide ajudar a nova amiga a descobrir sua real identidade, enquanto mergulha no submundo ameaçador da cidade dos famosos.
Estrelado por Justin Theroux (The Leftovers), Naomi Watts (King Kong de 2005), Laura Harring (O Justiceiro), Ann Miller (Um Dia em Nova Iorque) e Robert Forster (Jackie Brown), o filme está no Amazon Prime Video. O penúltimo filme de David Lynch, morto em janeiro desse ano, possui 84% no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb.
Cidade dos Sonhos é o penúltimo filme dirigido por David Lynch
Reprodução/The Movie Database
3. A Árvore da Vida (2011)
Conhecido pelos filmes densos e existenciais, o diretor Terrence Malick (Além da Linha Vermelha) apresenta uma história que começa na década de 1950, período em que o garoto Jack sofre com a austeridade do seu pai, Sr. O’Brien. Quando se torna adulto, Jack vivencia uma perda familiar que o faz refletir sobre seus problemas com O’Brien e até mesmo os antepassados da vida terrestre.
Brad Pitt (Clube da Luta), Jessica Chastain (O Enfermeiro da Noite), Sean Penn (Milk – A Voz da Liberdade), Fiona Shaw (franquia Harry Potter) e Tye Sheridan (Jogador Nº 1) embarcam nessa viagem existencialista que pode ser vista no Prime Video e Runtime (grátis com anúncios). No IMDb, o filme possui nota 6,8, enquanto no Rotten Tomatoes a aprovação é de 85% (selo “Certified Fresh”).
A Árvore da Vida é repleto de mensagens filosóficas sobre existência e religião
Reprodução/The Movie Database
4. Coerência (2013)
Em sua estreia como diretor, o cineasta James Ward Byrkit (Rango) construiu uma narrativa que começa simples, mas que envereda por momentos de quebra de expectativa, realidades paralelas e noções intricadas de física quântica. No elenco, Byrkit conta com a presença de Emily Baldoni (É Assim que Acaba), Maury Sterling (Homeland) e Nicholas Brendon (A Babá). Coerência está disponível no Amazon Prime Video.
Um grupo de amigos se reúne em um jantar para ver a passagem de um cometa. A reunião é interrompida quando um blecaute afeta a cidade, afetando não só o bem-estar de todos os amigos como também as noções de espaço-tempo da região. Entre a crítica, Coerência recebeu aprovação de 89% (com selo “Certified Fresh”). No IMDb, a votação do público garantiu ao longa nota 7,2.
O longa-metragem Coerência foi bem recebido pela crítica especializada
Divulgação/Metrodome Distribution
5. Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020)
Este longa dirigido pelo roteirista Charlie Kaufman (Quero Ser John Malkovich) é outro exemplo de longa que começa simples, mas que descamba para situações complexas e polissêmicas que mais confundem do que esclarecem. A trama começa com o casal Lucy e Jake viajando até a casa dos pais do rapaz. Lucy está insegura com seu relacionamento e pretende dar um fim no namoro. No entanto, ao chegar na casa dos sogros, sua principal preocupação passa a ser o clima de estranheza e loucura que ronda o lugar.
Por seguir um estilo bastante disruptivo de narrativa (uma marca registrada de Charlie Kaufman), Estou Pensando em Acabar com Tudo pode fazer o espectador refletir sobre o que é real ou falso na condução da história. O longa exclusivo da Netflix, e baseado no romance homônimo de Iain Reid, é estrelado por Jessie Buckley (Entre Mulheres), Jesse Plemons (Breaking Bad), Toni Collette (O Sexto Sentido) e David Thewlis (franquia Harry Potter). O título recebeu aprovação de 82% no RT (com selo “Certified Fresh”) e nota 6,5 no IMDb.
Estou Pensando em Acabar com Tudo está no streaming Netflix
Divulgação/IMDb
6. A Origem (2010)
Outro filme de Nolan que deve ser assistido com toda a atenção do mundo é A Origem. A história onírica que confundiu até mesmo Will Smith (que recentemente revelou ter negado o papel de protagonista por não ter entendido o roteiro) acompanha um grupo especialista em invadir a mente das pessoas durante o sono. Dom Cobb, o ladrão líder da equipe, é contratado para inserir uma ideia na cabeça de um herdeiro de um império. Mas a missão não será tão fácil como ele imaginava.
O longa disponível no HBO Max conta com a presença dos astros Leonardo DiCaprio (Titanic), Elliot Page (The Umbrella Academy), Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela), Marion Cotillard (Meia-Noite em Paris), Ken Watanabe (Batman Begins), Tom Hardy (Venom), Cillian Murphy (Oppenheimer) e Michael Caine (Kingsman). As médias são de 87% no Rotten (com selo “Certified Fresh”) e nota 8,8 no IMDb.
Leonardo DiCaprio protagoniza A Origem, filme de Christopher Nolan
Reprodução/IMDb
7. Donnie Darko (2001)
Se você nunca assistiu Donnie Darko, mas já conhecia a fama de “complicado” que o filme possui, reserve uma madrugada para assistir o longa e refletir sobre o que acabou de ver. Estrelado por Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos), o longa se passa nos 1980 e acompanha um adolescente chamado Donnie (Gyllenhaal). Ele sofre com alucinações devido à insônia. A principal delas é a de um homem vestido de coelho que lhe anuncia o fim do mundo em apenas um mês.
Outros nomes presentes no título são Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida), Drew Barrymore (As Panteras), Patrick Swayze (Dirty Dancing) e Jena Malone (Jogos Vorazes). Disponível no Amazon Prime Video, o título recebeu 87% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8 no IMDb. A produção é dirigida por Richard Kelly (A Caixa).
O longa Donnie Darko tem várias possibilidades de interpretação
Divulgação/Newmarket Films
8. O Grande Truque (2006)
Christian Bale (Pálido Olho Azul) e Hugh Jackman (Deadpool vs. Wolverine) vão iludir sua mente com mágicas mirabolantes em O Grande Truque, adaptação de Christopher Nolan para o romance The Prestige, de Christopher Priest. No século XIX, os amigos Robert Angier (Jackman) e Alfred Borden (Bale) tentam se destacar no cenário do ilusionismo inglês. Mas a amizade se torna uma rivalidade acirrada quando Robert, agora trabalhando sozinho, fica obcecado em descobrir como Alfred faz uma mágica de teletransporte.
Scarlett Johansson (Viúva Negra), Michael Caine, Rebecca Hall (Godzilla vs. Kong: O Novo Império), Andy Serkis (Andor) e o cantor David Bowie (Fome de Viver) fazem parte do elenco. Presente nas locadoras do Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube, o longa recebeu nota 8,5 no IMDb e aprovação de 76% da crítica no Rotten Tomatoes (com selo “fresh”).
Hugh Jackman interpreta Robert Angier em O Grande Truque, considerado por muitos um dos filmes mais subestimados de Christopher Nolan
Reprodução/Warner
9. O Farol (2019)
O cineasta Robert Eggers (Nosferatu) só precisou de Willem Dafoe (Pobres Criaturas) e Robert Pattinson para confundir a cabeça do público no filme O Farol. Filmado em preto e branco, o longa está localizado no final do século XIX. Ephraim Winslow (Pattinson) aceita trabalhar em um farol isolado ao lado do ex-marinheiro Thomas Wake (Dafoe). A solidão vivida por Winslow se intensifica quando o autoritarismo de Wake e estranhos eventos sobrenaturais ameaçam sua sanidade.
O longa da A24 está no catálogo do Amazon Prime Video e Globoplay. O enredo extremamente confuso e cheio de alegorias e simbolismos chamou atenção do público e crítica. No Rotten Tomatoes, a produção recebeu aprovação de 90% (selo “Certified Fresh”), enquanto no IMDb a nota dos usuários é de 7,4.
O Farol é dirigido por Robert Eggers e conta apenas com Willem Dafoe e Robert Pattinson no elenco
Divulgação/IMDb
10. O Homem Duplicado (2014)
A literatura consagrada do autor português José Saramago captou o interesse do cineasta franco-canadense Denis Villeneuve (franquia Duna) para uma adaptação em Hollywood. O romance O Homem Duplicado ganhou um versão com Jake Gyllenhaal no papel principal. No enredo, Jake interpreta Adam Bell, um homem que descobre por acaso, ao assistir a um filme, que possui um sósia. A busca por descobrir quem é esse ator acaba se tornando uma obssessão para Adam.
Mélanie Laurent (Truque de Mestre), Isabella Rossellini (Veludo Azul) e Sarah Gadon (Cosmópolis) completam o elenco. Disponível por aluguel no Prime Video, YouTube e Apple TV+, o longa possui 73% de aprovação no Rotten e nota 6,9 no IMDb.
O Homem Duplicado está disponível para assistir no Amazon Prime Video e Apple TV
Divulgação/IMDb
Com informações de IMDb, Rotten Tomatoes e Screenrant
🎥 Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Mais do TechTudo
Initial plugin text