10 ações que colocam o seu Android em risco — sem você perceber


Usuários de Android podem colocar o celular em risco com ações aparentemente inofensivas. Conectar-se a redes públicas de Wi-Fi, por exemplo, é uma porta que se abre para hackers acessarem dados sensíveis. Outra prática perigosa é conceder permissões de acesso desnecessárias aos aplicativos. Além disso, deixar de atualizar o sistema operacional e não fazer backup dos dados torna o aparelho vulnerável a ataques. Pensando em quem ainda não está por dentro desses perigos, o TechTudo preparou uma lista com dez ações que colocam o seu Android em risco, sem você perceber. Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada uma delas.
🔎6 funções inúteis que destroem a bateria do celular Motorola
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
10 ações que colocam o seu Android em risco — sem você perceber
Mariana Saguias/TechTudo
📝Google Fotos cheio, o que fazer? Participe no Fórum do TechTudo
10 ações que colocam o seu Android em risco — sem você perceber
Algumas ações podem colocar o seu celular Android em risco sem você perceber. Na matéria a seguir, o TechTudo reuniu dez dessas ações. Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados.
Usar Wi-Fi público
Aceitar muitas permissões
Não fechar aplicativos após usá-los
Não verificar atualizações regularmente
Sideload de apps suspeitos
Não ter uma boa senha ou PIN
Desbloqueio Extra não é uma boa opção
Desbloquear ou fazer root no seu telefone
Negligenciar o backup dos seus dados
Não usar o software Encontre Meu Dispositivo
1. Usar Wi-Fi público
Por mais tentador que seja se conectar a uma rede Wi-Fi pública, essa é uma das atitudes que mais colocam seu Android em risco. Sem a proteção de uma conexão criptografada, todos os dados do seu celular ficam vulneráveis à ação de hackers. Para atraí-lo, os cibercriminosos usam algumas técnicas. Uma delas é o Evil Twin (Gêmeo Maligno), em que o hacker simula uma rede legítima, como a de uma estação de metrô, para induzi-lo à conexão. Outra é o Packet Sniffing (farejamento de pacotes), que busca interceptar dados não criptografados na rede. A partir desses métodos, seu Android pode ser facilmente explorado. Por isso, tenha cautela ao se conectar a redes Wi-Fi públicas.
Acessar Wi-Fi público pode colocar o seu Android em risco
Reprodução/Grunex
2. Aceitar muitas permissões
Outra ação que coloca seu Android em risco é conceder permissões de acesso em excesso. Ao aceitar muitas permissões durante a instalação de um aplicativo, algumas camadas de segurança do seu celular são comprometidas, pois o app pode acessar dados sensíveis, muitas vezes, sem uma justificativa real. Isso deixa o dispositivo vulnerável a espionagem, rastreamento, coleta indevida de informações e vazamento de dados. Por isso, fique atento aos pedidos de permissão durante a instalação de aplicativos e desconfie daqueles que solicitam acesso desnecessário. Se o app já estiver instalado, revise as permissões concedidas e revogue as que não são essenciais.
Evite conceder permissões excessivas para apps suspeitos
Mariana Saguias/TechTudo
3. Não fechar aplicativos após usá-los
Não encerrar aplicativos após o uso é outra atitude que pode colocar seu Android em risco. Ao mantê-los em execução em segundo plano, esses apps podem explorar recursos do dispositivo, como câmera e microfone, para atividades invasivas, como espionagem. Isso é comum em softwares gratuitos e de terceiros, que costumam incluir ferramentas de publicidade. Esses sistemas podem baixar e executar códigos maliciosos a partir de servidores remotos, possibilitando ataques conhecidos como exploit root. Se bem-sucedido, o invasor obtém controle total do dispositivo, podendo acessar informações privadas e dados sensíveis.
Feche aplicativos após utilizá-los
Thássius Veloso/TechTudo
4. Não verificar atualizações regularmente
Já destacamos diversas vezes aqui no TechTudo a importância de manter o Android sempre atualizado. As atualizações do sistema operacional vão muito além de novos recursos e interface. Elas também incluem melhorias de segurança, essenciais para corrigir falhas que podem ser exploradas por hackers. Por isso, é fundamental verificar regularmente, nas configurações do seu Android, se há atualizações disponíveis, tanto do sistema quanto dos pacotes de segurança, e instalá-las assim que possível.
Mantenha seu Android atualizado para não colocá-lo em risco
Letícia Rosa/TechTudo
5. Sideload de apps suspeitos
Uma das maiores vantagens do Android é a possibilidade de instalar aplicativos de fora da Google Play Store. No entanto, essa liberdade também pode trazer sérios riscos. Sem as verificações de segurança oferecidas pela loja oficial, muitos desses apps podem estar infectados com malwares. É comum que hackers disponibilizem aplicativos aparentemente legítimos, mas que escondem vírus do tipo Trojan. Uma vez instalado no dispositivo, esse software malicioso pode roubar credenciais de login ou até assumir controle total do celular. Sites de terceiros geralmente não contam com mecanismos de verificação e tampouco oferecem atualizações que reforcem a segurança. Por isso, seja extremamente cauteloso ao realizar o sideload de aplicativos para não colocar o seu Android em risco.
Evite fazer sideload de apps suspeitos
Thássius Veloso/TechTudo
6. Não ter uma boa senha ou PIN
Se a senha ou o PIN de desbloqueio do seu Android for composto por uma sequência fraca e óbvia, seu celular estará exposto a sérios riscos. Por mais cansativo que seja pensar em combinações complexas, esse cuidado é fundamental para impedir que o dispositivo se torne um alvo fácil. Esqueça datas de aniversário, partes de documentos ou qualquer informação previsível. Senhas e PINs desse tipo podem ser facilmente descobertos e memorizados por pessoas mal-intencionadas. Além disso, os especialistas alertam que uma senha completa oferece mais segurança do que um PIN.
Use uma senha ou PIN forte no Android
Reprodução/Tom’s Guide
7. Desbloqueio Extra não é uma boa opção
O Desbloqueio Extra é um recurso recente do Android. Embora pareça vantajoso, seu uso pode representar riscos à segurança do aparelho. A função mantém o celular desbloqueado em três situações específicas: quando o usuário está com o dispositivo em mãos, em um local considerado confiável ou conectado a um dispositivo confiável próximo. A proposta é permitir somente o desbloqueio inicial, sem exigir novas autenticações. No entanto, em casos de perda ou roubo, o aparelho pode ser facilmente acessado por pessoas não autorizadas. Nessas situações, é mais seguro desbloqueá-lo sempre que necessário do que arriscar deixá-lo vulnerável.
Recurso de Desbloqueio Extra pode deixar o Android vulnerável
Rubens Achilles/TechTudo
8. Desbloquear ou fazer root no seu telefone
Não é incomum que usuários tentem realizar jailbreak ou root no Android para obter privilégios extras. No entanto, essa prática é extremamente perigosa ao reduzir drasticamente a segurança do dispositivo. Após a realização do root ou jailbreak, o sistema perde a capacidade de verificar se os arquivos do software são confiáveis. Com essa vulnerabilidade, o aparelho torna-se suscetível à infecção por malwares e outros vírus, além de permitir acesso indevido por terceiros. Por isso, só execute essas ações em casos de extrema necessidade e se você souber realmente o que está fazendo. Fora isso, o recomendado é evitar o root ou o jailbreak.
Evite fazer root ou jailbreak para não colocar o Android em risco
Carolina Torres/TechTudo
9. Negligenciar o backup dos seus dados
Não fazer backup dos seus dados é outra prática que coloca seu Android em risco. Além de preservar suas memórias em um local seguro, o backup mantém informações importantes e sensíveis longe de possíveis ameaças. Caso o dispositivo seja infectado por um malware poderoso, seus dados ficam vulneráveis à invasão e ao roubo. Ter um backup recente não só protege essas informações como também permite recuperá-las em caso de ataque hacker ou roubo do aparelho.
Faça backup do dados salvos no Android
Brigida Nogueira/TechTudo
10. Não usar o software Encontre Meu Dispositivo
Por fim, não utilizar o recurso “Encontre Meu Dispositivo” coloca seu Android em risco — mesmo que essa ferramenta seja acionada apenas em situações críticas. Em casos de perda ou roubo, essa função de segurança permite localizar o aparelho, bloqueá-lo e até apagar todos os dados remotamente. Ou seja, mesmo que o celular não seja recuperado, suas informações pessoais e sensíveis podem ser removidas para impedir acessos indevidos. Por isso, não negligencie a ferramenta “Encontre Meu Dispositivo” disponível no seu Android.
Não negligencie a ferramenta “Encontre Meu Dispositivo” disponível no seu Android
Divulgação/Google
Com informações de How To Geek
Mais do TechTudo
Veja também: Seu celular pode estar sendo rastreado! Veja como descobrir e se proteger!
Seu celular pode estar sendo rastreado! Veja como descobrir e se proteger!